Ibaneis definirá novo cronograma de vacinação

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), estuda a ampliação de novas faixas etárias para a vacinação contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo durante a inauguração da 8ª Delegacia de Polícia na Estrutural no fim de semana. De acordo com ele, uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde será feita amanhã para definir o cronograma de imunização com o escalonamento das idades.


A proposta é dar prosseguimento na vacinação da população junto com os grupos prioritários. “O que temos feito, ultimamente, é seguir as orientações do Ministério da Saúde com os públicos prioritários. O que vamos fazer agora, com a diminuição da procura pelas vacinas, é abrir exatamente para aquelas escalas que vem desde os 59 anos até chegar aos 18”, afirmou Ibaneis Rocha.

Atualmente, estão sendo vacinados os idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades acima dos 25 anos e com deficiência permanente, gestantes e puérperas. Profissionais da Saúde, da Educação e da Segurança Pública também fazem parte dos grupos prioritários contemplados para receber os imunizantes. Na capital, a imunização voltada para a faixa etária dos 60 anos completa um mês hoje. Em 30 de abril, foi aberta a aplicação das doses para esse público. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, mais de 88% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos já receberam a primeira dose da vacina.


Neste fim de semana, os brasilienses com comorbidade, agendados para receber o imunizante, contaram com seis postos de vacinação contra a covid-19. Idosos, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas também estão sendo atendidos para a aplicação da primeira e segunda doses.