Ibaneis inaugura linha de produção na Penitenciária Feminina

O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (10), uma oficina com linha de produção de estofados e capas de sofá foi inaugurada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Com o projeto, a política pública de ressocialização será fortalecida por meio da capacitação técnica, ampliando as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.

Em um primeiro momento, serão beneficiadas cinco mulheres, que serão capacitadas e contratadas com uma bolsa ressocialização no valor de R$ 825,00. O contrato terá duração de 12 meses e é resultado de um acordo assinado em 2021 com a empresa Montreal Montadora de Móveis, do grupo Novo Mundo, e a Secretaria de Justiça e Cidadania.

“Sabemos que apenas 5% dos reeducandos inseridos no mercado de trabalho voltam a reincidir no crime. Os benefícios desse processo também estão ligados a propiciar uma renda para ajudar no sustento das famílias das reeducandas. Por isso, hoje é mais um dia feliz”, afirmou a secretária Marcela Passamani.

Durante a cerimônia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também destacou que a oficina representa a esperança em um futuro melhor. “A verdadeira ressocialização de presos se dá pelo trabalho. Isso traz dignidade para a população encarcerada e capacitação para a hora de voltar ao mercado de trabalho”, completou.

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) possui 79 contratos vigentes com órgãos públicos, iniciativa privada e terceiro setor para empregar reeducandos dos regimes fechados, semiaberto e aberto. Somente neste ano, mais de 3.000 sentenciados já foram beneficiados com a inclusão no mercado de trabalho. Desses, 1.800 ainda estão inseridos em contratos ativos (313 mulheres).

Os reeducandos que participam destas oficinas (intramuros e extramuros) têm a possibilidade de aprender uma profissão, recebem um dia de perdão de pena a cada três dias trabalhados e uma bolsa ressocialização equivalente a 3/4 de um salário mínimo.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo