O combate à violência contra a mulher no Distrito Federal receberá novamente mais um reforço estratégico da deputada federal Flávia Arruda (PL). A parlamentar destinou uma emenda de R$200 mil para o programa “Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas”.
O projeto tem como objetivo fortalecer a rede de atendimento, a integração das estruturas e a participação ativa das lideranças comunitárias.
“O único caminho para diminuir a violência contra a mulher é uma ação integrada e não apenas da segurança pública. É indispensável trabalhar em todas as frentes, da conscientização na infância até a punição de agressores e a proteção das vítimas”, reforça Flávia Arruda, que preside a Comissão Externa de Combate à Violência Contra a Mulher na Câmara dos Deputados.
Trinta e três cidades do DF e entorno estão na agenda do Jornada Zero. O programa, que vai até outubro do próximo ano, começará por Santa Maria. Em cada edição, lideranças locais serão convidadas a conhecer toda a estrutura e participar ativamente da divulgação das ações, como multiplicadores.
“A facilitação no acesso aos serviços é fundamental para zerar os índices de violência” destaca Flávia Arruda.
Servidores serão capacitados para que possam atuar na acolhida e orientação de cada caso.
O projeto foi criado em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas e a primeira edição do projeto foi realizada no Paranoá, em outubro de 2019. A ação foi destaque internacional durante encontro da ONU realizado na África em novembro e se tornou inspiração para a implementação de políticas públicas semelhantes.