Algo que está passando batido é o fato da Copa América no Brasil não realizar nenhum jogo em sua capital.

Brasília ficou de fora, embora abrigue um dos estádios mais caros do Brasil, que custou cerca de R$ 1,5 bilhão. Fala-se até em um valor maior.

Nos bastidores comenta-se que não houve articulação política para trazer um jogo sequer para o Mané – ficamos como um mané. A atual senadora Leila do Vôlei (Barros), do PSB, era a secretária de Esportes no DF.

Em outras edições, a capital do País-sede recebeu jogos, como na Argentina em 2011 (Buenos Aires) e Venezuela, em 2007 (Caracas).

A reportagem procurou a senadora para saber se ela entrou em campo para articular alguma “jogada”.

Sua assessoria apenas respondeu: “A senadora saiu da secretaria em março de 2018 para se candidatar ao Senado. Ela não fez articulações nesse sentido”.

Porém, as cidades sedes foram anunciadas em abril de 2017, quase um ano antes de ela sair do cargo. Ou seja, Leila, que era secretária desde janeiro de 2015, não entrou no jogo, literalmente.

A assessoria da parlamentar entrou em contato novamente com a reportagem e emitiu a seguinte nota oficial:

Prezado Elton Santos,

As informações postadas na página eletrônica Rádio Corredor com o título “Leila vacilou e Brasília perdeu”, na verdade não corresponde à realidade dos fatos.

A escolha das cidades-sedes para os jogos da Copa América, que se realizarão em julho deste ano, foi confirmada, oficialmente, pela CBF em junho de 2018. A senadora Leila, no mês de abril de 2018, efetivou sua desincompatibilização da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal em razão da sua candidatura ao Senado Federal.

Informamos que, por uma delegação de competência do Governo do Distrito Federal, a atribuição de captar eventos para o Distrito Federal era prerrogativa da Secretaria-Adjunta de Turismo, que respondia diretamente pela gestão administrativa do Estádio Nacional Mané Garrincha, a exemplo de realização de jogos ou quaisquer outros eventos realizados no Estádio Nacional.

Portanto, a Senadora Leila não teve qualquer responsabilidade sobre a gestão ou procedimentos administrativos ou governamentais para a realização da Copa América em Brasília. É importante destacar ainda que os campeonatos ou torneios, sejam nacionais ou internacionais de futebol no Brasil, são também de competência da FIFA, da Conmenbol, da CBF e das federações de futebol dos estados e do Distrito Federal.

É de se destacar que, apesar das dificuldades na obtenção dos recursos financeiros, a gestão da Senadora Leila à frente da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer foi marcada pela democratização do acesso aos programas esportivos e parcerias com o terceiro setor e a iniciativa privada.

Pelo exposto, requer ao nobre jornalista o exercício legal do direito de resposta nesta respeitada e importante página eletrônica que tem a grande responsabilidade de prestar o importante serviço de informação à população do Distrito Federal.

Este post tem 25 comentários

  1. Gessi Ramalho

    A boba da côrte metida a sabidona,que nada fez como sercretaria de esporte, agora foi gastar mais verbas como senadora…ô brazilzim que tem um povim que elege uns zes ruelas…

  2. Canal Humorando

    Pelo que sei o Estádio Nacional é da jurisdição da Secretaria de Turismo do DF.

    1. Ricardo

      dito isso quem mandava era a Leila!

  3. Nazare

    Essa articulação não era de responsabilidade da Leila e sim do secretário de turismo da época, se informe melhor antes de fazer suas observações maldosas.

    1. Ricardo

      dito isso quem mandava era a Leila!

  4. Benivaldo

    Bom dia,pelo que sei o estádio não era gerido pela secretaria de esporte,e o responsável a época da secretaria de turismo aonde era feita a gestão do Mané Garrincha era o Jaime recena.

    1. Ricardo

      dito isso quem mandava era a Leila!

  5. EUSTAQUIO BARROS

    Toda pessoa bem informada sabe que o estadio nacional era administrado pela a pasta do turismo no qual o responsável era o sr Jaime, Devido a este quadro a Senadora Leila Barros não tem nada haver com este assunto. devemos nos informar mais antes de atacarmos alguém.

    1. Ricardo

      dito isso quem mandava era a Leila!

  6. Benivaldo

    Boa tarde,pelo que sei o estádio e responsabilidade da secretaria de turismo e na época o responsável era o Jaime recena

    1. Ricardo

      dito isso quem mandava era a Leila!

  7. Nazare

    Por q esta apagando os comentários q desmentem sua publicação e esclarecem a verdade dos fatos? Isso não é uma democracia? Isso só é mais uma prova das suas más intenções e falta de credibilidade no que pública.

  8. Monica Silva

    Golpe baixo dos responsáveis da do Site rádio corredor estou tentando dar minha opinião e apagam minhas mensagens…Qual o objetivo de atacar a Senadora Leila sem provas?A história não é como estão expondo não porém por interesses não deixam meu comentário.
    Essa pauta não era de competência da Secretaria de Esportes e sim do Turismo o jornalista precisa se informar Melhor.

    1. Ricardo

      esqueceram que ela era secretária de esporte, turismo e lazer. O Jaime era secretário adjunto.

      1. Ricardo

        dito isso quem mandava era a Leila!

  9. Athos Lima

    O blog foi infeliz em fazer essa matéria sem saber a fundo como funcionava, pois menciona a Leila como protagonista de um vacilo que não cometeu, pq quem engoliu bola ou vacilou, foi a federação de futebol do DF, que por sua vez tem o poder e as competências de fechar essas negociações!

  10. Gelin

    Para Haver alguma discussão sadia aqui, temos primeiro que ter um tema verídico e uma informação verdadeira.
    O Estádio Nacional não é de responsabilidade da Secretaria de Esporte e sim da Secretaria de Turismo, portanto, a Senadora Leila não tem nada haver com essa História!

    Obs: por favor não apague meu comentário! ?

    1. Ricardo

      esqueceram que ela era secretária de esporte, turismo e lazer. O Jaime era secretário adjunto.

      1. Ricardo

        dito isso quem mandava era a Leila!

  11. Wesley

    Não sei se, Blog é: Ignorante ou mal caráter!
    Tendo em vista que, a responsabilidade pelo Estádio Nacional é de competência da Secretaria de Turismo! Essa culpa, portanto não pode ser imputada, a atual Senadora, anteriormente Secretaria de Esportes… O Blog “Rádio Corredor”, tentou lacrar e dar uma de “esperto”, mas na verdade ficou com cara de mané”.

    1. Ricardo

      esqueceram que ela era secretária de esporte, turismo e lazer. O Jaime era secretário adjunto.

      1. Ricardo

        dito isso quem mandava era a Leila!

  12. Antonio Ferreira

    Pessoal esse blogueiro tem soltado alguma notas em desfavor da senadora Leila,e apaga os comentarios a favor da senadora,essa nota que ele acabou de postar não condiz com a verdade uma vez que o estádio nacional de Brasília,não está na responsabilidade da secretaria de esporte e sim da secretaria de turismo,diante disso Leila não tinha nenhuma responsabilidade quanto ao funcionamento do estádio.

    1. Ricardo

      esqueceram que ela era secretária de esporte, turismo e lazer. O Jaime era secretário adjunto.

  13. Ricardo

    A Leila era a secretária de Esporte, turismo e Lazer o Jaime era seu adjunto, dito isso quem mandava era a Leila!

Deixe uma resposta

Odir Ribeiro

Odir Ribeiro é jornalista, blogueiro e multimídia que desde 2011 cobre os bastidores da política do DF.