Nova Paralisação

Na madrugada desta terça-feira (10), rodoviários da empresa Viação Marechal cruzaram os braços novamente. É a quarta paralisação em menos de dois meses. O motivo é o mesmo das três ocasiões anteriores: falta de pagamento.

A empresa não conseguiu quitar horas extras feitas pelos funcionários.

A Marechal emitiu nota sobre a nova paralisação. A empresa confessa não ter conseguido os recursos para quitar as horas extras, se ampara na pandemia do novo coronavírus para justificar os atrasos e alega estar se esforçando para conseguir um empréstimo bancário. “O banco ainda não finalizou o processo”, afirma, em nota.

Com a paralisação, cerca de 489 ônibus ficaram estacionados nos terminais de Ceilândia e de Samambaia. Embora tenha garagens somente nas duas cidades, a Marechal circula nas regiões de Samambaia, Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas, Águas Claras, Guará, Gama e Santa Maria. Paradas de ônibus de todas estas RAs apresentam superlotação na manhã desta terça (10). O impacto também é sentido no Metrô-DF, que é utilizado como alternativa por alguns cidadãos.

Leia a nota da Marechal na íntegra:

A operação da Viação Marechal foi paralisada no início da manhã, desta terça-feira (10), após a empresa não quitar as horas extras dos trabalhadores. Mesmo com todos os esforços a empresa não conseguiu os recursos necessários.

É importante lembrar que a crise causada pelo novo coronavirus reduziu em cerca de 60% o número de passageiros transportados, mas a empresa continuou operando com 100% da frota desde o início da pandemia, não reduziu salários ou suspendeu contratos, mantendo todos os postos de trabalho sem nenhuma demissão. Isso fez com que os custos permanecessem os mesmos, porém a receita da empresa passou a ser apenas 40% do que era antes da pandemia, levando à insustentabilidade da operação. A queda na arrecadação criou uma situação muito difícil para o sistema de transporte público.

Mesmo diante de toda dificuldade, a empresa tem se esforçado para não prejudicar seu maior patrimônio que é o corpo de funcionários. A Marechal está buscando um empréstimo, mas o banco ainda não finalizou o processo.

A Marechal segue com seu compromisso de prestar um serviço de qualidade a população do Distrito Federal e está buscando, de todas as formas, os recursos necessários para garantir a sustentabilidade de sua operação.

Assessoria de Comunicação da Auto Viação Marechal

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo