A imagens dos policiais militares em um estabelecimento do Itapoã flagrados bêbados, ganharam o mundo, com o advento da internet a imagem forte logo ganhou o planeta. O caso é notícia por todo o canto.
Esse casos dos policiais está gerando vários debates, um deles é o alcoolismo que atinge todas as camadas da sociedade. Vai da alta classe social ao mais pobre. Ninguém está livre desse mal que pouco é debatido na sociedade.
As imagens dos policiais militares só chocaram porque eles estavam fardados e correndo risco, algo mais grave poderia ter acontecido no local que eles estavam. Felizmente não aconteceu.
Não tenho dúvidas que a dupla de policiais no seu dia a dia são pessoas pacatas e ótimos profissionais. Eu com minhas palavras jamais irei julgá-los, até porque já tive problemas com bebida e perdi meu pai por causa disso. Portanto, não consigo apontar o dedo para eles.
Sobre as punições, a dupla já foi punida o suficiente. Já que estão sendo expostos perante a sociedade.
Eu na situação deles, não teria vergonha de tudo que está acontecendo. Certamente usaria isso para a minha redenção. Eles simplesmente receberam um aviso da vida sobre o uso do álcool. Não tenho dúvidas que a conduta deles sem a bebida deve ser a melhor possível, a repercussão do vídeo logo passa, o legal vai ser tirar uma lição de tudo isso.
Os policiais militares estão presos administrativamente em batalhões diferentes. Que o Comando Geral e a Corregedoria da Polícia Militar do DF, que investigam o caso, não pesem tanto as mãos nesses profissionais, já foram punidos o suficiente. Quem nunca errou na vida?
Fica o debate: como anda a saúde mental dos nossos profissionais? Os dois policiais podem até dizer que não são alcoólatras, entendo. Mas a bebida e alguma fraqueza pessoal os colocou nessa situação.
Admitir uma fraqueza não é nenhum tipo de vergonha.