O Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana (IPTU) no Distrito Federal poderá ser, agora, dividido em até 12 vezes. A medida foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (15).
O Executivo local quer amenizar os efeitos da queda no faturamento dos setores de bares, restaurantes, lanchonetes, segmento de eventos, academias, hotéis e shopping centers. Estes setores estão proibidos de funcionar desde o dia 1º devido ao lockdown decretado no DF que visa reduzir os casos de covid-19 na capital. Além disso, o ano de 2020 foi de prejuízo para os comerciantes por conta da doença.
De acordo com o secretário de Economia, André Clemente, a medida vai ajudar na manutenção do emprego e da renda de parte significativa da população.
“Com esse ajuste, nós damos mais tranquilidade para o setor produtivo, pois os empresários não ficarão inadimplentes e continuarão tendo suas certidões negativas de débito. Ao final do ano, com outro cenário econômico, eles poderão regularizar o pagamento do IPTU”, detalhou.