Atualmente as crises políticas viram saga. A da vez tem como pano de fundo o aumento das passagens de ônibus e metrô. Um cabo de guerra está sendo puxado pela Câmara Legislativa e o Palácio do Buriti. Nessa cena há dois protagonistas: o presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT) e o governador Rodrigo Rollemberg. O vice Renato Santana estava no meio e já levou uma bica.
Os deputados distritais disseram a imprensa que iriam derrubar o decreto do governador. Só que entre querer e derrubar, há uma distância enorme. A maioria dos parlamentares viajaram ou viajarão. Alguns já vão curtir suas férias nesta terça-feira,3, e outros estão com os seus voos marcados para a quarta (4).
Na próxima semana parlamentares chegarão ao DF. Porém outros estarão fora e a conta não fecha. Pelo menos, essa semana nada de sessão extraordinária.Na nossa contagem pelo menos oito distritais estariam em solo candango. Para conseguir derrubar o decreto são preciso 13 deputados.
O outro lado
E mais: os parlamentares mais fieis, a Rollemberg não querem se indispor com o governador e desprezam a convocação de Joe. Eles defendem que aja uma revisão rigorosa nas gratuidades do transporte público. Para eles esse seria o caminho para a redução das passagens.
No primeiro tempo do jogo: Rollemberg 1 X Dissidentes 0
Fonte: Redação