A secretária de Esportes do DF, Celina Leão, anunciou, nesta terça-feira (19), que os profissionais de educação física serão incluídos na área de saúde em decreto que será editado pelo Governo do Distrito Federal.

A mudança, no entanto, era uma demanda da categoria, que pede para ser incluída entre os serviços essenciais. De acordo com Celina, a decisão foi acertada com o governador Ibaneis Rocha (MDB).

Além disso, a falta da prática de atividades físicas pode agravar casos de doenças e fazer com que mais pessoas passem a fazer parte do grupo de risco da covid-19.

“O esporte é uma questão de saúde”, segundo ela.

Com a inclusão da categoria na linha de frente ao combate à pandemia, os profissionais da área poderão atuar nos trabalhos de prevenção e combate à covid-19.

Leia Também:  Administração do Gama responde ao blog

Poderão atuar principalmente em áreas voltadas para grupos de riscos como unidades hospitalares e hotéis participantes de programas do GDF.

“Ele (Ibaneis) vai classificar o profissional de educação física como profissional de saúde. Nós não estamos falando só de atividades nas academias. A gente precisa ter os profissionais de educação física dentro dos hospitais”, afirmou Celina, na reunião.

“Nós temos aqui nos nossos hotéis voltados para os idosos que precisam ficar isolados, lá há médicos e pessoas para atendê-los, mas cadê o profissional de saúde para ajudar nas atividades para que eles mantenham a imunidade e as taxas?”, exemplificou a secretária.

Na reunião, foi discutida a possibilidade de liberação das atividades esportivas, mas todas as decisões levarão em conta critérios técnicos e medidas de segurança.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Judisleia Oliveira Paiva
Judisleia Oliveira Paiva
6 meses atrás

Apoiado! Sou profissional de Educação Física e várias pessoas comenta comigo pq essa proibição com as atividades fisicas se ela ajuda muito a nossa imunidade.

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há dez anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!