joe - Rede não fisga Joe, mas Rollemberg, sim
Para equiparação de forças na Câmara, Joe Valle uma supersecretaria
A chegada da Rede Sustentabilidade, ou simplesmente Rede, movimenta os bastidores da política brasiliense. Tudo caminhava para o novo partido, idealizado por Marina Silva, montasse a maior bancada na Câmara Legislativa. Seriam quatro deputados.
Ao mesmo tempo que busca de forma frenética o apoio da Rede e um dos incentivadores no DF, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) atua como seu algoz. Tenta frear o crescimento do novo partido. A manobra tem como alvo o deputado Joe Valle (PDT).
Até pouco tempo, Joe era o que tinha a ida mais certa para a Rede. Foi o único dos parlamentares cotados para a bancada na CLDF a comparecer à sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aprovou o Registro da Rede. Ao lado de Marina Silva, era só festa. Sua ida era inquestionável. Mas o que aconteceu? A resposta vem de manobras do Palácio do Buriti.
O governador viu que a Rede pode crescer além do que esperava e assumir o protagonismo político. As maiores bancadas hoje na Câmara são PT (5 deputados), PDT e PMDB (três cada). Com a chegada da Rede, a previsão era que a nova composição ficaria assim:  Rede (4), PT (3), PMDB (3) e PDT (2). A não ida de Joe Valle serviria para equilibrar as forças e os quatro partidos ficariam cada um com três parlamentares.
O jeito encontrado pelo governador Rollemberg foi convidar Joe Valle a assumir uma supersecretaria que misturaria no mesmo balaio Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico entre outras pastas. 
A não ida de Joe Valle para a Rede – e uma possível adesão ao governo – abriria vaga para o PSB, partido do governador, ocupar uma cadeira na Câmara Legislativa. Com a reforma no primeiro escalão do Buriti, assumiria o suplente Roosevelt Vilela. A estratégia montada por Rollemberg é perfeita para o governo. E republicana. Politicamente aceitável. E de quebra ainda ajudaria partidos da base e da oposição.
Se isso acontecer, a Rede deixará de ser a maior bancada, graças a manobra do governo. Joe Valle um supersecretaria, mas para isso vai abrir mão de alguns sonhos. E coloca o seu futuro político em risco. O que era certo, ficou incerto. E incerto também é o que vem pela frente.
Fonte: Redação 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu