Saúde encerra contrato com empresa Sanoli

Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) anunciou, nesta quarta-feira (9), que a empresa Sanoli deixará de ser a responsável pelo fornecimento de alimentação para seis hospitais públicos da capital. A companhia foi a principal responsável pelo serviço por mais de uma década.

A mudança terá início em 18 de dezembro e, segundo a SES-DF, o abastecimento vai ser feito por outros dois fornecedores: a Agile Corp Serviços Especializados e a Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva.

Ao longo dos anos, o serviço foi marcado por diversas paralisações de funcionários da empresa, por atraso no pagamento de salários e benefícios. O governo do DF afirma que a decisão de encerrar o contrato ocorreu pelas “constantes interrupções no fornecimento de alimentos pela Sanoli”.

Em outubro, no entanto, a empresa já havia manifestado a intenção de não renovar o contrato, alegando falta de pagamento do GDF. Uma decisão judicial, no entanto, impediu o fim do acordo e determinou a continuação do serviço até este mês.

Economia de R$ 2 mi

De acordo com o subsecretário de administração geral da SES-DF, Sérgio Cordeiro, a troca de fornecedor vai gerar economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos nos próximos 16 meses – período de duração do contrato com as novas empresas.

“Dos cinco novos contratos firmados, três saíram por um preço menor do que se fôssemos renovar com a Sanoli”, explica.

A SES-DF afirma que não haverá prejuízo à qualidade da alimentação. A empresa Agile ficará responsável pelo fornecido de alimentos aos pacientes, acompanhantes e servidores dos hospitais regionais de Samambaia (HRSam), Gama (HRG) e Ceilândia (HRC).

Já a Cook servirá as refeições nos hospitais regionais da Asa Norte (Hran), Guará (HRGu) e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

Segundo a Secretaria de Saúde, até o dia 17 de dezembro, o serviço segue sendo prestado pela Sanoli. Em seguida, haverá um período de transição com as novas empresas para que o fornecimento não seja interrompido.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo