Comércio e parques começaram a ser notificados esta semana.
A força-tarefa criada para acompanhamento das medidas de enfrentamento à Covid-19 solicitou atenção às normas nos shoppings.
São eles: JK Shopping, Parkshopping e Taguacenter.
As secretarias de Proteção da Ordem Urbanística e de Esporte e Lazer, assim como o Ibram e as administrações regionais de Taguatinga e do Guará também foram notificados.
Todos, no entanto, têm cinco dias para informar as providências adotadas.
Nesta semana, peritos do Ministério Público visitaram shoppings e centros comerciais para verificar a adesão às medidas de proteção contra o novo coronavírus.
Além da utilização de máscaras e álcool em gel, também foram analisados o respeito ao distanciamento social e o acesso dos clientes às lojas do Shopping.
A utilização errada de máscaras de proteção e a ausência do equipamento de proteção individual foram verificadas nos três estabelecimentos comerciais.
O distanciamento social também não estava sendo cumprido em nenhum dos locais e foram observadas aglomerações, em especial no Taguacenter.
Algumas até restringiram o acesso dos clientes a um por vez e algumas atendiam os clientes na porta, mas a maioria das lojas do Taguacenter descumpria as medidas de segurança.
Já no Parkshopping, o Ministério Público identificou que poucas lojas restringiram a entrada de clientes.
Em relação ao uso de máscaras, o Ministério Público observou o mau uso não só por parte dos visitantes, mas também dos vendedores das lojas dos três centros comerciais vistoriados.