O presidente Jair Bolsonaro reconduziu Márcia Abrahão Moura ao cargo de reitora da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (20).
Márcia foi reeleita para o cargo em agosto deste ano. Ela e o vice, Enrique Huelva, receberam 54% dos votos. Essa foi a primeira eleição para reitoria da UnB feita completamente de forma remota, já que as atividades presenciais estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.
Cerca de 95% do corpo acadêmico da UnB se habilitou para participar, entre técnicos, professores e docentes. A reeleição foi aprovada por 16.325 votos.
Lista tríplice
Em 17 de setembro, o Conselho Universitário (Consuni) da UnB aprovou a votação da listra tríplice para nomeação da reitoria. A lista foi encabeçada por Márcia, que recebeu 96% dos votos do colégio eleitoral – 85 dos 89.
Os outros nomes que estavam na lista são os das professoras Olgamir Amancia Ferreira, da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e Germana Henrique Pereira, do Instituto de Letras (IL).