A Secretaria de Saúde anunciou, neste domingo (21), a abertura de dois novos postos drive-thru para vacinação contra Covid-19, a partir desta segunda-feira (22). As unidades serão instaladas no Estádio Bezerrão, no Gama, e na Administração Regional de Santa Maria.

De acordo com a SES-DF, os postos vão reforçar a aplicação da segunda dose do imunizante. Ao todo, há 12 unidades na capital. Para receber a segunda dose nos drive-thru, é obrigatório agendar o serviço, pelo site.

A aplicação da primeira dose também continua para idosos com 79 anos ou mais. Porém, de acordo com a pasta, há apenas 7,4 mil vacinas. Na última semana, o ritmo da campanha diminuiu e foram imunizadas diariamente, em média, 868 pessoas. A previsão é que mais um lote chegue à capital na terça-feira (23).

Agendamento

Os postos drive-thru funcionam das 9h às 17h. Para agendar o recebimento da segunda dose em uma das unidades, o paciente deve checar a data prevista para aplicação, que consta no cartão de vacina.

A data permanece a mesma, mas a marcação de horário serve, segundo a SES-DF, para evitar aglomerações e longas filas. Portanto, ao acessar o sistema de agendamento, a pessoa deve selecionar o dia já previsto e escolher um horário.

Segundo a pasta, por enquanto, a marcação só pode ser feita para quem está com vacinação prevista para o período entre 22 e 26 de fevereiro.

No momento da aplicação da segunda dose, será necessário apresentar o cartão de vacina com o comprovante da primeira dose. É preciso ter ainda a ficha de aplicação de doses, a ser impressa no momento do agendamento pela internet.

Chegada de vacinas

Apesar da previsão de chegada de vacinas na terça, a Secretaria de Saúde afirma que “não foi informada do quantitativo de doses que serão disponibilizadas para o Distrito Federal”.

“Somente após a confirmação do número de doses a serem recebidas será possível avaliar a ampliação do público-alvo. O estoque de seringas e agulhas está abastecido e não há risco de falta desses insumos para a vacinação”, diz a SES-DF.

Até este domingo, o DF havia recebido do Ministério da Saúde 204.060 doses de vacinas, sendo:

  • 162.560 doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac;
  • 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Leia Também:  Provável distrital, Kelly Bolsonaro pode mudar de partido

Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias.

Segundo a SES-DF, a orientação do Ministério da Saúde foi utilizar apenas metade das doses da CoronaVac, para garantir o suficiente para a segunda dose a todos os imunizados. Segundo a pasta, há 61.755 vacinas reservadas para esse fim.

Já no caso da Covishield, a pasta foi orientada a usar todo o estoque para a primeira dose, já que o intervalo é maior. Cerca de 5% do total de imunizantes recebidos são reservados tecnicamente para repor eventuais perdas.

Postos drive-thru

Confira a lista de postos drive-thru para vacinação contra Covid-19 no DF:

  • Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21;
  • Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral);
  • Faculdade Unieuro, em Águas Claras;
  • UBS 5 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial);
  • UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23);
  • UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho);
  • UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II);
  • UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11);
  • UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte);
  • Estacionamento 13 do Parque da Cidade;
  • Administração Regional de Santa Maria;
  • Estacionamento do Estádio Bezerrão, no Gama;
  • Shopping Iguatemi.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há dez anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!