Durante uma audiência pública remota da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) da Câmara Legislativa, realizada ontem (20) o secretário de Saúde, Francisco Araújo Filho, anunciou que está em andamento um termo de cooperação com o Grupo Farmacêutico Nacional da China (Sinopharm) para aquisição de vacinas contra a Covid-19.

O mediador da reunião foi Delmasso. Durante a audiência de apresentação do relatório de atividades da pasta referente ao último quadrimestre de 2019, a Secretaria também discorreu sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19. Ao ser indagado por Delmasso a respeito das tratativas sobre vacinação no DF, Araújo contou que, há 30 dias, vem participado de várias reuniões virtuais com os chineses, inclusive disse que haverá outro encontro na tarde de hoje para tratar sobre estudos clínicos da vacina.

Leia Também:  A volta das vans

image gallery - Vacina: Saúde do DF anuncia convênio com a China

O deputado sugeriu que a Secretaria abra o diálogo com outros países, como Inglaterra e Rússia, para obter outras vacinas que tenham eficácia comprovada, afirmando que “só vamos sair da pandemia com a imunização”.

O parlamentar ainda perguntou sobre quando o DF sairá do platô e a curva de casos começará a descer. De acordo com a Secretaria, as projeções iniciais sobre o pico de casos não se efetivaram no País. Desse modo, os técnicos da pasta explanaram que a única certeza, nesse momento, é que o DF se encontra no platô. No entanto, não está havendo aumento acentuado de casos graves nem de óbitos, em que pese o número de registros.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há dez anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!