O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo, ontem (12), em suas redes sociais, comendo uma banana com casca para criticar o aumento nos preços dos alimentos. A ação faz parte da estratégia de Zema de intensificar sua ofensiva contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No vídeo, Zema revelou que consultou uma nutricionista para saber se seria possível consumir a fruta com a casca como uma forma de “economizar”.
“Não fica tão bom quanto uma banana pura, não, mas dá para encarar nesses tempos em que os preços dispararam. Fica aí uma sugestão que pode funcionar”, ironizou o governador, sem mencionar diretamente o presidente Lula.
A provocação não passou despercebida e foi prontamente rebatida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). “Zema, eu até tenho respeito por você, mas suas redes sociais estão cada vez mais parecendo Teletubbies. Não tem conteúdo, não tem entrega, e você se aproveita de qualquer fato para tentar pegar carona”, afirmou Renan Filho. O ministro continuou: “Comer banana com casca para tratar de inflação, politizando o seu café da manhã, é muito falso. Devia aproveitar para mostrar o que você está fazendo no governo. Instagram Teletubbies só serve para dissimular, para esconder o governo fraco que você vem fazendo.”
A troca de farpas entre os dois líderes políticos destaca a crescente tensão entre o governo federal e o governador de Minas Gerais, com críticas mútuas sobre as questões econômicas e as ações políticas.