*Por Nayara Soares
Muitas pessoas acham que iniciar um projeto como empreendedor tem que se ter um grande capital. Eu afirmo com todas as letras que Não! Vai por mim e sou um exemplo vivo de que persistência e vontade, ser dona de si nos leva ao infinito.
A primeira coisa que você precisa saber é qual a sua habilidade profissional, é ela que vai te aonde você quer chegar. Com certeza você tem aquele talento escondido dentro de si ou alguma coisa que você simpatiza fazer e nunca teve coragem de aprender.
Agora vou te dar um exemplo prático: para você abrir uma esmaltaria, por exemplo, o capital investido gira em torno de R$ 15 mil. Para pessoa de baixa renda é inviável. Espere, o sonho não acabou! Eu, por experiência própria, posso te dar uma ótima notícia de como se pode chegar ao topo subindo um degrau de cada vez.
Se você é uma manicure pode trabalhar em cantinho da sua casa, na sua garagem e onde tiver espaço. Seu investimento inicial será mínimo.
A sua luta será pela primeira cliente e se seu serviço for de excelência, logo a boca a boca será seu melhor marketing. Aí a esmaltaria vem.
Esse mesmo conceito serve aos profissionais que trabalham fabricando bolos: a sua cozinha pode ser a sua fábrica. Quem sabe aí não seja o início de uma grande franquia? Sonhar alto é de graça.
No meu caso, sou cabelereira e comecei assim. Tenho vivência pessoal e, não necessariamente, comecei montando um salão, eu fui parceira de um salão onde aluguei uma cadeira e comecei a trabalhar para mim mesma. Ah! Fiz tudo dentro da lei, é claro, o salão que abriu as portas com o CNPJ dele e eu toda orgulhosa Microempreendedora Individual (MEI).
Hoje eu tenho um salão maravilhoso na Ceilândia, onde emprego cinco profissionais e graças a Deus clientes não nos falta. Muitas vezes temos fila de espera. Há uns atrás eu estava aí aonde você está, vem comigo que garanto tirar você do zero.
Esse primeiro texto foi só um aperitivo. Teremos mais dicas por aqui toda semana.
Bata um papo comigo e me siga no Instagram @eunayarasoarees e acompanhe o meu dia a dia.