O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB) fez uma análise da corrida para a presidência da República em 2022. Ele afirmou que “podemos voltar para a velha política” e que o quadro já está definido: a corrida será entre Lula e Bolsonaro, sem espaço para ‘terceira via’. No entanto, Cunha aposta na vitória de Jair Bolsonaro.
Depois que voltou à Brasília, o ex-parlamentar tem recebido a visita de muita gente: advogados, políticos, possíveis candidatos e empresários. A eles, Cunha diz que “em 2022, teremos uma eleição mais semelhante a 2014 que 2018″.
A volta dele para Brasília diz muito sobre os planos futuros. Cunha tem trabalhado para se livrar completamente dos processos da Lava Jato. “Desde o começo, Eduardo conhece melhor os processos contra ele do que seus advogados”, disse um aliado. Foi condenado a 15 anos de prisão, e cumpriu quatro. Em 2020, foi para casa por conta da pandemia e, em maio de 2021, teve a prisão revogada.
Caso se livre, em 2023 podemos ter o parlamentar na Câmara Federal dividindo o plenário juntamente com a sua herdeira, a deputada Danielle Cunha.