Senador Izalci Lucas busca apoio para PEC do Fundo em reunião com ministro Ricardo Lewandowski
No início da semana, o senador Izalci Lucas (PL-DF) se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2025, também conhecida como a PEC do Fundo. O encontro teve como foco a busca de apoio para a proposta, que visa a autonomia do Governo do Distrito Federal (GDF) na gestão de recursos essenciais para as áreas de segurança, saúde e educação.
Izalci destacou a receptividade de Lewandowski em relação à importância da PEC, ressaltando que o ministro compreendeu plenamente os benefícios da medida para o Distrito Federal. O senador afirmou que Lewandowski entendeu a relevância da proposta para a segurança, saúde e educação no DF. Além disso, explicou que o valor está no orçamento, mas que o GDF precisa ter a capacidade de administrar esses recursos sem a necessidade de tramitar pelo Palácio do Planalto e pelo Congresso Nacional.
A PEC 1/2025 tem como objetivo garantir que o GDF tenha maior autonomia na administração dos recursos destinados a essas áreas cruciais, sem a dependência de autorizações externas, algo que tem sido apontado como um entrave no processo de implementação de políticas públicas eficientes na capital federal.
Ainda em busca de apoio para a proposta, o senador Izalci Lucas tem agendado para esta sexta-feira uma nova reunião, desta vez com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O encontro é parte de uma série de articulações para angariar apoio político e garantir a aprovação da PEC.
A expectativa é que, com o apoio de figuras-chave no governo e em outros segmentos da administração pública, o projeto avance nas discussões e se torne um marco na gestão autônoma de recursos no Distrito Federal.