O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional reduziram o limite dos juros do cheque especial para 8% ao mês. A medida foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro através de suas redes sociais. Até então, o limite era de 13% ao mês.

A mudança foi determinada em novembro, mas passa a valer na segunda-feira (6). Na época da decisão, o presidente Jair Bolsonaro comemorou.

Leia Também:  Plenário esvaziado no Congresso

– Qualquer medida que ajuda a população é bem-vinda. O cheque especial é uma crítica há muito tempo. As taxas são abusivas. Quem começou a fazer isso aí foi a Caixa Econômica, tanto é que eu vou abrir uma conta na Caixa – disse, na ocasião.

De acordo com o Banco Central, o objetivo é que o cheque especial se torne menos agressivo para a população mais pobre. Se usado durante 12 meses, ele poderia multiplicar o valor de uma dívida em até quatro vezes. Com a redução, ela pode chegar a ser duas vezes e meia mais alta (151,8% de aumento ao ano).

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há dez anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!