Deputado investigado por fraude e uso de ‘laranja’

Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro desbaratou hoje (30) um esquema de fraudes em licitações no Detran do estado. Entre os alvos da operação estão o deputado federal eleito, ex-presidente do Detran-RJ e ex-prefeito de Três Rios, Vinícius Farah.

Ao todo, a polícia cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de bloqueio de contas bancárias contra suspeitos.

A operação, chamada Barão de Entre-Rios, investiga ainda a lavagem do dinheiro desviado.

Segundo a Polícia Civil, Farah é proprietário de diversas empresas, inclusive de fast food, sendo algumas delas comandadas por “laranjas” (familiares e seu procurador).

Além de Farah, são alvos da ação a mulher dele, Sonia Farah, sua filha Eunice Farah, o também ex-presidente do Detran Leonardo Jacob, Celso Jacob Filho, Fernanda Curdi e Leonardo Rezende.

Celso Jacob Filho, que é secretário de Esporte e Lazer de Três Rios, seria sócio da boate Zoox Club junto com Leonardo Jacob. O negócio também seria usado para lavagem de dinheiro.

Já Fernanda Pereira Curdi foi chefe do setor de Licitação da Prefeitura de Três Rios de 2004 a 2016 e posteriormente chefe do setor de compras do Detran-RJ, chegando a assumir a Presidência do órgão. Ela é apontada pela Polícia Civil como encarregada de manipular o processo licitatório para que as empresas comprometidas com o esquema vencessem.

Com informações da Agência Brasil

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo