A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) será a nova presidente da Comissão de Esporte do Senado para o biênio 2025-2026. A ex-atleta, que ganhou notoriedade no cenário político por sua trajetória no esporte, assume o posto que anteriormente era ocupado por outro ex-atleta, o senador Romário (PL-RJ).
Leila do Vôlei chega à presidência da comissão com a missão de avançar em pautas importantes para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A senadora, que preside atualmente a Comissão de Meio Ambiente, se destacou no último ano por seu trabalho de relatoria do projeto que regulamenta o mercado de carbono, o que a coloca como uma figura de destaque na política brasileira, principalmente no setor ambiental.
A mudança de foco não significa que Leila deixará suas responsabilidades no meio ambiente para trás. Ela continuará atuando como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, onde já construiu uma sólida reputação. Agora, com a presidência da Comissão de Esporte, a senadora terá a oportunidade de influenciar diretamente o futuro das políticas esportivas no país.
Sua nova posição no Senado chega em um momento importante, especialmente considerando os desafios enfrentados pelo setor esportivo brasileiro, que busca mais investimentos, melhores estruturas e o fortalecimento das modalidades olímpicas e paraolímpicas.
A expectativa é que Leila traga sua experiência como ex-atleta para transformar a Comissão de Esporte em uma plataforma eficiente para a criação de políticas públicas que beneficiem tanto atletas de alto rendimento quanto a população em geral, promovendo o esporte como um meio de inclusão social e saúde.