Foi um longo ano de estudo para os vestibulandos — mas finalmente estamos na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Perto de fazer a prova, é importante tomar alguns cuidados para não colocar todo o esforço do ano em risco. Veja o que fazer (e o que evitar) no dia anterior ao Enem:

O QUE FAZER

Organizar seus documentos

Os fiscais da sala irão conferir um documento original com foto, então não se esqueça de separá-lo! Não é obrigatório imprimir o Cartão de Confirmação, mas é recomendado pelo Inep que o candidato leve-o para consulta do local de prova e dos horários. Aprenda mais sobre o que colocar na mochila.

Conferir o local de prova

Não deixe para ver em cima da hora onde é o seu local de prova e programe o seu trajeto com antecedência. Considere que várias outras pessoas estarão se deslocando para fazer a prova, então o trânsito pode estar pior que o habitual.

Alimentar-se com comidas leves

Leia Também:  Na contra-mão de Bolsonaro

A dica dos especialistas é não fugir muito da rotina e dar preferência a alimentos leves e refeições balanceadas. Melhor não arriscar passar mal na hora da prova.

Divertir-se

O ano já foi muito longo e agora é o momento de relaxar e se distrair. Aproveite para assistir à sua série preferida ou para combinar algum passeio mais tranquilo com os seus amigos. O importante é fazer algo de que você goste.

O QUE NÃO FAZER

Dormir tarde

Ninguém merece chegar cansado para fazer a prova, né? É melhor ter uma boa noite de sono e garantir que você vai acordar na hora certa.

Exagerar nas festas

Cair na balada no dia anterior não é a melhor ideia, principalmente se envolver bebidas alcoólicas.

Tentar revisar vários conteúdos

Não adianta querer revisar (nem aprender) um conteúdo que você teve dificuldades ao longo do ano. Aproveite o momento para relaxar e confie no que você já estudou.

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Simone Leite

Jornalista há 12 anos, Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há 8 anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!
Fechar Menu