Em plena semana da ciência e tecnologia, deputados e senadores que integram a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional irão debater, na próxima quarta-feira (23), o impacto da ciência e tecnologia na economia do Brasil. A reunião foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

Foram convidados para o debate os secretários-executivos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini, e da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. Também devem participar o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o chefe do projeto de construção do acelerador Sirius, Antônio José Roque da Silva, além do presidente do Conselho de Administração da Klabin S.A, Horácio Lafer Piva, e representante do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais e Embrapa.

Leia Também:  Gleisi vai atrás

Para o senador Izalci Lucas, a reunião na CMO poderá ser o divisor de águas para a falta de orçamento para o setor. “Aqui no Brasil, nós fazemos o caminho inverso dos outros países. É comum ver que lá fora, eles investem em ciência e tecnologia nos momentos de crise econômica para ajudar a recuperar o país. Já no Brasil, corta-se o orçamento da ciência e tecnologia”, lembrou o parlamentar.

“Nessa audiência pública vamos sensibilizar os parlamentares para que os recursos para a ciência e tecnologia sejam garantidos e não haja cortes e nem contingenciamentos como se fazia nos governos anteriores, pois o setor precisa crescer e o Brasil é uma potência nesse quesito, mas falta uma atenção maior. Nós vamos mudar isso”, disse Izalci Lucas.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há nove anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!