A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu governo sofreu uma queda significativa nos últimos meses, com a reprovação do desempenho pessoal do presidente atingindo 55,3%, segundo a 163ª Pesquisa CNT de Opinião, realizada pela Confederação Nacional de Transportes. O estudo, divulgado nesta terça-feira (25), revelou que a rejeição ao governo petista alcançou 44%, um aumento considerável em relação aos números de novembro de 2024.
O desempenho de Lula piorou em 9,6 pontos percentuais, e o governo registrou uma queda de 13,2 pontos em apenas três meses. Comparado ao governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro, que tinha uma avaliação negativa de 36% no mesmo período de 2021, o governo Lula apresenta um cenário ainda mais desfavorável. A pesquisa também mostra que 44,5% dos entrevistados consideram o governo atual pior que o de Bolsonaro, enquanto apenas 36,4% acreditam que o governo de Lula seja superior.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro e entrevistou 2.002 pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.