Mordomias de jatinhos da FAB

Margareth Menezes, ministra da Cultura, é a segunda autoridade que mais desfruta da regalia

O ano de 2025 mal começou e já se somam 46 viagens realizadas por autoridades do governo federal nos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), um benefício que é restrito a ministros, chefes das Forças Armadas e presidentes de instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Entre essas autoridades, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se destacou, sendo o mais frequente usuário dos aviões da FAB nos primeiros dias de janeiro. De acordo com informações da Coluna Cláudio Humberto, Haddad já fez sete viagens, representando 15% do total de voos do Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB em 2025.

Outro nome que se destaca é o da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que fez seis viagens no mesmo período. No entanto, sua assessoria informou que ela realizou apenas uma viagem internacional, com destino a Benin, na África. Entre os outros ministros que aproveitaram os jatinhos estão Sílvio Costa Filho, da pasta de Portos e Aeroportos.

Ao todo, 13 das 44 autoridades que têm acesso ao transporte aéreo da FAB fizeram uso desse privilégio durante o mês de janeiro, quando o governo e o Congresso estão em recessos.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo