Lula critica Ibama por falta de autorização para exploração de petróleo na Foz do Amazonas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas ao Ibama, nesta quarta-feira (12), devido à falta de autorização para que a Petrobras inicie a exploração de petróleo na Foz do Amazonas. Lula defendeu a pesquisa na região e sugeriu que o órgão ambiental está agindo de forma contrária ao governo.
“Não é que vou mandar explorar, eu quero que seja explorado. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo e está parecendo que é um órgão contra o governo”, declarou Lula em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá.
Durante a entrevista, o presidente afirmou que a Casa Civil deverá se reunir ainda nesta semana com o Ibama para discutir a autorização para que a Petrobras realize pesquisas de exploração de petróleo na região da Foz do Amazonas. Lula ressaltou que o governo precisa avançar na questão e que o processo não pode continuar se arrastando.
Após as declarações de Lula, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, respondeu às críticas, mas fez questão de frisar que não foi diretamente pressionado pelo presidente. “Se eu não gostasse de pressão, não estaria fazendo o que eu faço. Eu preciso também ser justo. O presidente nunca me pressionou para isso, mas de tempos em tempos há empreendimentos emblemáticos, e a sociedade cobra uma resposta. Vejo isso com muita naturalidade”, disse Agostinho ao GLOBO.