Por Sabrina Mundim

Perder massa muscular é uma queixa frequente de muitas pessoas. Isso pode ocorrer por duas razões: a falta de exercícios e/ou de adequação alimentar. Para atenuar o problema, é necessário:

  1. Realizar exercícios resistidos, como a musculação;
  2. Fazer atividades que usem o peso corporal, a exemplo de subir escadas ou corrida;
  3. Adequar o consumo de proteínas ao decorrer do dia;
  4. Evitar restrições calóricas em excesso e longos períodos em jejum;
  5. Ter uma alimentação equilibrada que contenha frutas, proteínas (ovo, carne e frango), fibras, gordura (oleaginosas e azeite de oliva extravirgem), vegetais e tubérculos;
  6. Se for o caso, recorrer à creatina, suplemento alimentar bastante eficaz. Consuma de 3g a 5g por dia.
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É importante que você favoreça o estímulo à síntese proteica muscular, evitando o catabolismo. Fracionar bem as proteínas ao longo do dia e ofertar uma boa quantidade de carboidratos são algumas medidas supereficientes nesse quesito.

Lembre-se que reduzir demais o “carbo” pode ocasionar adaptações negativas referentes ao tecido muscular. Entre elas, o aumento do cortisol, que é “ativado” para manter a glicemia. Essa mudança no organismo tem efeitos negativos, como inibir a síntese proteica.

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