A rotina estressante do dia a dia acaba desenvolvendo problemas emocionais, como a ansiedade e a depressão. Essas doenças são bastante comuns na vida de muitas pessoas e, além de provocarem queda na produtividade, afetam também o organismo como um todo.

Lidar com essas questões é essencial para ter uma qualidade de vida melhor e com mais saúde. Para isso, a prática de exercícios físicos torna-se muito importante. Seja de forma isolada, seja combinada a tratamentos específicos, ela acaba diminuindo os sintomas e trazendo o bem-estar à rotina.

Diante disso, trouxemos três exercícios que ajudam a combater a ansiedade. Veja quais são e incorpore-os ao seu dia a dia.

Compreenda a relação das atividades físicas no combate à depressão

Não é de hoje que as atividades físicas são indicadas para beneficiar a saúde do ser humano. Além de serem ótimas para o corpo, pois fortalecem os músculos, eliminam gorduras e fazem bem para a respiração, elas também são excelentes para o bom funcionamento do cérebro.

O exercício físico, quando realizado regularmente e com acompanhamento médico, ajuda na produção de endorfina, substância presente no cérebro que é responsável por promover a sensação de bem-estar.

Dessa forma, é muito comum ouvirmos pessoas que afirmam que não gostam de exercícios, mas amam a sensação depois da prática. Esse é o efeito positivo da endorfina no corpo.

Entenda os benefícios das atividades físicas no combate à ansiedade

Para combater a ansiedade, as sensações de conforto, alegria e bem-estar ajudam bastante.

Apesar de serem benéficos a praticamente qualquer pessoa, os exercícios precisam ser indicados por um médico especialista, que avaliará a saúde do indivíduo e indicará as modalidades mais adequadas de acordo com o estado de cada pessoa.

Quem quer aliviar a sensação de estresse e ansiedade pode apostar em alguns exercícios básicos e altamente recomendados. Continue a leitura e confira!

1. Correr

Para ajudar a combater a ansiedade, a corrida, que é uma atividade física aeróbica moderada, é bastante indicada por especialistas. Como ela exige bastante energia do corpo, produz mais endorfina e, consequentemente, aumenta a sensação de bem-estar.

Leia Também:  Os Benefícios do Exercício Físico na Saúde Mental

O mais interessante é que ela pode ser feita na esteira, dentro de academias, ou ao ar livre. Quem deseja iniciar nessa prática deve começar aos poucos, com caminhadas leves, e aumentar gradativamente, até que o corpo adquira resistência.

A corrida promove também o bom condicionamento físico, dá mais fôlego e ajuda a emagrecer. Por isso, é uma atividade tão procurada por quem quer perder peso e aumentar a autoestima.

2. Andar de bicicleta

Pedalar também é um exercício que pode ser feito ao ar livre ou dentro de academias. Na realidade, não importa o local, já que essa é uma atividade extremamente benéfica ao corpo e à mente. Assim como correr, pedalar também melhora o condicionamento físico e trabalha todos os músculos ao mesmo tempo. Além disso, favorece a saúde do coração e é muito prazeroso.

Andar de bicicleta trabalha o equilíbrio e a confiança, sendo assim, age no controle da ansiedade e do estresse. Praticar duas vezes por semana já é o suficiente para sentir os benefícios.

3. Meditar

A meditação é uma técnica que trabalha a concentração, a respiração e, principalmente, o relaxamento. Quando a pessoa se prepara mentalmente, liberta a mente de informações negativas, dando lugar aos pensamentos positivos. Eles, por sua vez, atuam no sistema nervoso parassimpático, responsável por acalmar a mente.

Meditar, portanto, ajuda no bom funcionamento do corpo e no equilíbrio emocional, o que garante melhor qualidade de vida.

Você também pode trabalhar sua respiração com os movimentos da Ginástica Holística que auxiliam no alinhamento corporal e na melhora do ciclo respiratório.

Combater a ansiedade com a prática de exercícios físicos é a melhor forma de recuperar o prazer por simples atividades do dia a dia. Encontre o exercício que mais gosta e adote-o em sua rotina para viver melhor!

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