Tire o olho da balança

Por Bia Dorazio

Há sempre uma expectativa em cima da balança. Perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Você pode não exatamente perder peso, mas pode sim estar mais magro.

Você pode emagrecer por reduzir gordura, mas também por ganhar massa muscular ou as duas coisas juntas. Perder peso é estar mais leve na balança e isto pode se dar por perder massa magra, o que não é bom.

Massa muscular refere-se somente aos músculos. Massa magra é o conjunto de músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais. Percentual de gordura faz parte de tudo menos a massa magra.

O excesso de gordura corporal é realmente prejudicial ao nosso organismo. Emagrecer de forma saudável deve ser por consequência da união de prática de atividade física e alimentação adequada.

Quando a perda de peso vem acompanhada da redução de massa magra acontece também a redução do metabolismo, o que torna cada vez mais difícil o emagrecimento e manutenção disso a longo prazo.

A perda da massa magra é um processo natural do envelhecimento, o que não é algo favorável, porém fisiológico. Ela também acontece por conta de alimentação inadequada, o que não é algo favorável, porém evitável.

Na verdade músculo e gordura têm o mesmo peso. O que diferencia é o volume, ou seja, a gordura ocupa um espaço muito maior do que o músculo. Portanto, quando se tem alimentação equilibrada e a prática de atividade física o peso na balança pode não reduzir ou muitas vezes pode até aumentar, mas é justamente porque o músculo pesa. Como o músculo ocupa menos espaço do que a gordura a pessoa se torna menor.

O bom de ter adequada porcentagem de massa magra é que a pessoa fica visivelmente mais magra e ainda com maior chance de perder gordura, pois os músculos consomem calorias todo o tempo, inclusive quando estamos dormindo.

Muitas vezes você percebe que mesmo sem ter reduzido tanto na balança as suas medidas já não são mais as mesmas, pois suas roupas vestem diferentes. Este pode ser um indicativo de que você emagreceu, ou seja, diminuiu gordura. Quanto mais músculos temos maior a facilidade em perder gordura.

Mas, tenha cuidado. Nem tudo que é bom tem que ser além. Uma porcentagem de gordura muito aquém do necessário também não é indicativo de saúde, pelo contrário, é prejudicial.  Se você treina diariamente, mas a alimentação não está adequada não chegará ao seu objetivo. Portanto, deve haver treino e alimentação, com orientação de profissionais capacitados, para que haja a conquista do melhor físico, inclusive adequado ao seu objetivo.

Para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante avaliar a porcentagem de gordura corporal.

Uma avaliação específica de porcentagem de gordura e de massa magra é feita pelo nutricionista ou pelo educador físico.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo