Olá caros leitores, bem vindo a primeira edição desta coluna.

Que o ano começou nesta quarta-feira de cinzas, todos já sabemos!

Como bons brasileiros, esperamos ansiosos pelo Carnaval e somente após está festa é que realmente começamos a colocar em prática as nossas metas do novo ano.

Carnaval, uma festa rica e cultural, totalmente brasileira deve gerar este ano R$ 6,78 bilhões ao País. Perde somente para a roubalheira de nossos dirigentes públicos que acomete o nosso belo Estado por alguns anos. Tanto que já se torna quase que como um evento marcado no calendário. Já imaginou um feriado para o mensalão? Espero que não!

Há quem não goste do Carnaval, chamando de festa da carne. Conhecemos bem esse público, como a bancada evangélica, que vive pela oração, mas deixa se levar pela hipocrisia de cometer mais pecados pregando do que realmente fazendo algum bem.

Aliás, até agora não vimos gerar lucro algum ao País. Muito pelo contrário. As “santas casas” são isentos de impostos.

E fecham os olhos para fome, miséria, violência contra a mulher e direitos humanos. Em vez disso, passam horas em redes sociais criticando a comissão de frente da Gaviões da fiel que retratou a luta entre Jesus Cristo e o Demônio.

Foram as mais variadas críticas, mas não vimos em nenhum momento criticarem a postagem do nosso excelentíssimo Presidente Jair Bolsonaro sobre Golden Shower.

O feito não só acabou mais ainda com a imagem internacional do Brasil, como também fez com que no Twitter, o post alcançasse quase 67 mil retwitters, quase 161 mil curtidas e nada mais nada menos que 37 mil comentários dos mais variados.

A busca pelo significado do termo no Google aumentou 688% e, claro, como moda de brasileiro, uma chuva de “memes” dos mais variados e postagens criticando e fazendo chacotas e piadas da postura do Presidente.

O que vale lembrar é que isto pode ser uma baita estratégia de mobilização, uma vez que o Presidente parece está em campanha eternamente e não sabe outra maneira de comunicar com o seu público, se não da maneira que faz a anos, uma estratégia bem pensada gerar polêmica e tirar os holofotes para questões principais.

Bolsonaro vem se recusando a discutir politica em todos os meios de comunicação e praticamente no mesmo tempo que está publicação foi anunciado a abertura de terra indígenas para mineração a estrangeiros durante o carnaval.

Estratégia esta que serve também para pensarmos:

Isto foi mais que ocasionado. Poderia ter discutido…

…as ações violentas da polícia em todo o pais…

…os casos de violência contra a mulher que foram os mais assombrosos neste período e que só vem aumentando…

…poderia até ter colocado vídeo de casais heterossexuais que fazem do evento a mesma prática inadequada…

Tem homofobia impregnada e discurso de ódio nesta postagem e camuflagem para os que estão sobre o efeito “bolsonarizador” de seguir fielmente tudo sem questionar e ainda comprar a briga e apoiar.

O Carnaval, assim como muitas coisas no País, precisa sim passar por uma reestruturação, mas isto vem de dentro, de todos da população. O carnaval é um evento totalmente cultural, que gera  lucro para toda a população e precisa ser preservado e cuidado para que seja cada vez mais celebrado com segurança, respeito e liberdade.

Vamos tirar as nossas conclusões e pensar antes de sair atacando e julgando tudo que se ver.

Alguns assuntos super sérios estão sendo deixados de lado, algumas urgências estão sendo tratadas como meros assuntos e caindo no esquecimento.

Vale ressaltar que não foi por política que o enredo vencedor do carnaval do Rio foi o da escola de samba Mangueira. A escola narrou no Sambódromo sobre valorização da cultura popular que é fundamental para o Brasil de hoje.

E teve foco principal sobre o caso da vereadora Marielle Franco, que está para completar um ano do seu assassinado e ainda não tivemos resposta.

Acorda Brasil, acorda povo! Para que a mudança realmente aconteça é preciso começar por nós mesmo.

Enfim, foram muitas indiretas, que estavam entalados…

Xô, Xô

Essas foram as Indiretas Já de Jhonny

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] …que hoje estreia a coluna Indiretas Já. Vale a leitura – clique aqui. […]

Elton Santos

Elton Santos é formado em jornalismo e atua na área política do Distrito Federal há oito anos, sempre buscando os bastidores do poder. Já passou por redações e assessorias na capital federal
Fechar Menu