Mais um ano se passou. Começamos a nos preparar para as comemorações de fim de ano. Promessas para 2020. Tenho certeza que muitos estão incluindo algumas que não conseguiram cumprir neste ano. Falando nisso, o nosso Presidente Jair Bolsonaro soma mais um ano a sua vida política do mesmo jeito que os demais, sem grandes feitos. A reforma da previdência não foi aprovada do jeito que queria, seus tuítes nos divertiram ou causaram mais repulsa que de costume. Quem teve mais feito que ele foi a “pirralha” Greta Thuberg. Esse ano, ela performou muito bem na defesa do meio ambiente, sendo escolhida personalidade do ano pela revista Time.

E os nossos parlamentares? Claro que meu foco é nos da bancada do quadradinho, nosso querido DF, onde nasci e que tanto amo e quero o melhor, vamos lá?

Celina Leão, já acostumada ao mundo político, não configurou grandes feitos. No seu primeiro ano como deputada federal, atuou de forma coadjuvante em alguns temas principais discutidos no Congresso e fez figuração em outros. A atuação principal vai para seus apadrinhados nas administrações: esse é Oscar garantido. Sabe articular bem, até nomeação para irmã em cargo comissionado na CLDF, onde foi presidente no passado, teve.

Israel Batista, o professor, vem fazendo o dever de casa. Segue o mesmo posicionamento de quando era deputado distrital, tendo como principal bandeira a educação. Ele destinou emendas para o PDAF para que os jovens tenham educação de qualidade desde a educação básica até às universidades.

Flávia Arruda, deputada mais votada nas eleições de 2018, em seu primeiro mandato vem mostrando a que veio e já cumpriu algumas promessas de campanha, como a aprovação do projeto cesta verde, a destinação de emendas para a construção da UPA em Brazlândia e a construção de creche na Vila Telebrasília. O engajamento social, marca registrada da época que era primeira dama, segue a todo vapor. O projeto “mãezinha brasiliense”, que fez tanto sucesso em terras brasilienses, irá auxiliar de forma mais ampla as mamães e crianças até a primeira infância, tramita na Câmara dos Deputados para se tornar nacional. Sua atuação como Coordenadora da Comissão externa no Combate à Violência Contra a Mulher, ganhando visibilidade nacional, tem visitado os estados buscando melhorias na prevenção e enfrentamento dos casos de violência, aprovando leis que garantem as vítimas condições de seguir suas vidas após o trauma vivenciado. Antes do encerramento do ano, ela foi eleita presidente da comissão que irá debater a reformulação do bolsa família.

Leia Também:  Rafael Prudente presidente do MDB

Erika Kokay, em seu terceiro mandato ,se torna ré em investigação sobre desvio de salário da assessora. Denúncia aponta que R$ 14,9 mil da funcionária teriam sido repassados para contas bancárias da parlamentar. Militante número 1 contra os posicionamentos da direita, a Kokay atua em segundo plano em pautas do congresso. Parece ser uma estratégia até a poeira das investigações abaixar.

Bia Kicis, expulsa do partido por grave infração ética e por infidelidade partidária, vem ajudando na desconstrução do PSL. Maior defensora de Jair Bolsonaro no Congresso, segue cegamente o clã Bolsonaro e trava uma batalha com os demais ex-companheiros de partido, principalmente a deputada Joyce Hasselmann. É fogo generalizado no parquinho.

Júlio César, membro da Frente Parlamentar Evangélica, está nos holofotes mais pela batalha que trava contra o especial de natal do Porta dos Fundos, sobre esse tema já discursei. Cada um que tire suas conclusões.

Luiz Miranda, blogueiro antes de deputado, em seu canal no youtube mostrava diferença entre produtos e serviços oferecidos no Brasil e nos Estados Unidos.

Paula Belmonte – em seu primeiro mandato vice-presidente da CPI do BNDS e coordenadora da comissão externa da Primeira infância, já dizia Chanel, nada se cria tudo se copia.

Boas festas.

XoXo
Jhonny B

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Danilo CabralVictor Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Victor Pereira
Membro
Victor Pereira

Parabéns pelo texto, muito bem escrito Danilo.

Danilo Cabral
Visitante
Danilo Cabral

Parabéns pelo texto! Muito bom

Jhonny Bravo

Nosso colunista é um mistério. Graduado em marketing com pós-graduação em acidez irônico sobre todos os temas. Ele chega para mesclar os assuntos que são pertinentes para o povo brasileiro. Fofoca, Política e, claro, crítica com sabor de pimenta malagueta.
Fechar Menu