Apesar do foco dos deputados em veículos de comunicação locais, o perfil da propaganda vem mudando. Nos últimos dois anos, o Facebook se tornou a empresa que mais faturou com a autopromoção de congressistas entre as mais de 5 mil contratadas para a finalidade.
Na atual legislatura, já são R$ 2,2 milhões gastos para disseminar posts de políticos no Facebook e no Instagram.
Os deputados afirmaram que todas essas despesas são legais, lastreadas no interesse público e na necessidade de prestar contas e informar a população sobre a atividade em Brasília.
Os 10 deputados que mais gastam, na legislatura, com post pago no Facebook e Instagram em milhares de reais
- WELITON PRADO (PROS-MG) 231,3
- CÉLIO STUDART (PSD-CE) 108,2
- SIDNEY LEITE (PSD-AM) 95,5
- ANDRÉ JANONES (AVANTE-MG) 92,6
- MARCELO RAMOS (PSD-AM) 87,8
- AUREO RIBEIRO (SOLIDARIEDADE-RJ) 85,8
- GLEISI HOFFMANN (PT-PR) 79,9
- VITOR LIPPI (PSDB-SP) 77,0
- SERGIO SOUZA (MDB-PR) 61,7
- DIMAS FABIANO (PP-MG) 57,2
Os 10 deputados que mais gastaram com divulgação de atividade parlamentar, de 2019 a fevereiro de 2022
Autopromoção
EM MILHARES DE REAIS
- WELLINGTON ROBERTO (PL-PB) 1.241,5
- MARA ROCHA (MDB-AC) 1.121,2
- JÉSSICA SALES (MDB-AC) 1.050,9
- PAULO TEIXEIRA (PT-SP) 1.034,5
- MARX BELTRÃO (PP-AL) 956,8
- ALEXANDRE PADILHA (PT-SP) 953,4
- JHONATAN DE JESUS 899,4
- HUGO MOTTA (REPUBLICANOS-PB) 881,6
- SILAS CÂMARA (REPUBLICANOS-AM) 871,6
- FREI ANASTACIO RIBEIRO (PT-PB) 847,2