Faltando poucos dias para eleição, as pesquisas mostram um crescimento substancial de Izalci Lucas (PSDB).
Ele aparecia com uma média de 3% nas pesquisas, cresceu para 5% e atingiu os 9% na última divulgação.
Leandro Grass, Leila e Paulo Otávio seguem fortes na pesquisa mas ainda não decolaram.
Para quem acompanha e consegue analisar pesquisa sem paixão sabe muito bem que, de acordo com o atual cenário, o sonho de Ibaneis Rocha é ir para o segundo turno com Leandro Grass. Pois assim conseguiria atrair o voto da ala bolsonarista que também pontua muito bem no DF.
Caso vá para o segundo turno com Leila do Vôlei também atrai os votos da direita por conta do Partido da Senadora ligado a Ciro Gomes e com a esquerda (PDT).
Paulo Otávio está muito forte por todo histórico de força empresarial e política, mas não consegue dissociar sua eleição para GDF com a eleição do filho para Federal.
Izalci não vinha bem nas últimas pesquisas, mas pode acontecer o mesmo que ocorreu na eleição dele para senado, em 2018, quando ele tinha metade das intenções de voto de Cristovam Buarque (PPS) e nos últimos 2 dias virou a eleição e venceu com aproximadamente 100 mil votos a mais.
Se perceber o momento e continuar a arrancada, Izalci não será apenas um candidato no segundo turno. Ele é o único, segundo as pesquisas, que consegue receber voto dos bolsonaristas e também compor com os partidos da esquerda. Ou seja, venceria a eleição.
A grande chance de ibaneis então é forçar a ida de Leandro Grass para o segundo turno. Seja começando a polarizar e rivalizar uma novela agendada e já em execução, seja apoiando economicamente a campanha de Grass nos bastidores.
Na política, tudo pode acontecer. Inclusive nada!