Resenha do Vicenzo: Eleições OAB-DF

Por Marco Vicenzo

Esse ano teremos eleição no Distrito Federal para escolher o Presidente da OAB da nossa Capital.

Alguns grupos estão se formando e os nomes já começam a aparecer, senão vejamos:

Delio candidato à reeleição ?

O atual Presidente da OAB-DF, Delio Lins (ou Delinho para os mais próximos) provavelmente tentará uma reeleição e já monta um grupo forte (normalmente o grupo dos CAPUTO’s) para permanecer na cadeira.

Apesar de ter sido eleito aos “45 do segundo tempo”, Delio pretende aumentar a vantagem nessa eleição porque na última foi um sufoco.

Everardo e a volta dos verdinhos?

Outro nome que se destaca nesse início de caminhada é do Advogado e ex secretário do governo ibaneis, Everardo Gueiros (Vevé, para os mais próximos).

Everardo promete dar mais atenção a classe e fazer com que a OAB seja realmente a “advogada dos advogados”.

Uma grande critica a atual gestão foi o recurso investido para eventos desnecessários e falta de assistência aos advogados que passaram fome na pandemia e não podiam sequer receber uma cesta básica se não estivessem em dias com a anuidade. Ora, se o advogado está em situação de dificuldade e em alguns casos vimos advogados em situação de miséria, como a OAB se preocupa mais com a anuidade do que em matar a fome da família dos nossos profissionais ?

Essa foi a pergunta que ainda não conseguiram calar e pode aumentar a margem de rejeição da atual gestão.

Guilherme Campelo ?

Descendente do legado político de Valmir Campelo, Dr Guilherme tenta emplacar uma terceira via para ser candidato a Presidente da Ordem.

O movimento ainda está embrionário, mas pode ganhar corpo quando estiver mais próximo.

Thais Riedel ?

Seria o segundo nome mais trabalhado dentro do grupo de ibaneis rocha.

A advogada, até o momento, é o único nome feminino com pretensão de assumir a cadeira da OAB DF.

Apesar do conhecido nome da família RIEDEL a advogada tem feito um forte trabalho nos bastidores mas ainda não engrenou a campanha como o primeiro nome do grupo (VEVE).

Resenha do Vicenzo

Acredito que, no cenário de hoje, a briga seria entre uma reeleição ou o pupilo do governador Ibaneis rocha.

Tenho visto muita divulgação do Everardo espalhada por Brasília e um movimento muito forte de apoio ao pretenso candidato.

Todavia, não podemos esquecer que o apoio do Governador Ibaneis decidiu a última eleição, mas decidiu negativamente, pois seu candidato (Jacques Veloso) perdeu no último minuto com a tentativa do Governador (já eleito em 2018) de pedir voto na porta das urnas.

Outro fator que deixa o jogo acirrado é que os advogados sempre preferem ser oposição ao governo (e na minha opinião é bom ser mesmo) e isso pode deixar o grupo do “Delinho” mais perto da cadeira que ele já está sentado.

Sou advogado e gostaria muito de ver outros nomes trabalhando forte para representar nossa classe que há muito tempo está malquista pela sociedade.

Os advogados sentem Saudades dos tempo de Advogados aguerridos como por exemplo o Ilustre e eterno presidente da Ordem: Dr Maurício Corrêa, que fazia a advocacia ter mais respeito do povo do que >apenas< prerrogativas.

Bom, outros nomes são ventilados mas ainda com pouca expressividade..
Vamos acompanhar os próximos capítulos.

Eu, Marco Vicenzo..
Pelo portal Rádio Corredor.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo