3 Tendências de Marketing Digital para 2019

3 tendências de marketing digital para 2019

Para estrear a coluna sobre Marketing Digital do portal Rádio Corredor, nada melhor que falar sobre as tendência de estratégias digitais para 2019.

Neste artigo, vamos falar especificamente sobre três tendências do Marketing Digital para o próximo ano:

  • A voz como ferramenta de pesquisa;
  • Marketing de influências;
  • e atendimento em tempo real automatizado – Chatbots

Mas antes, me apresento a você,  leitor, para criarmos essa proximidade digital. Sou Sandro Chiarel, especialista em Marketing Digital, formado em Sistema da Informação e um apaixonado pelo tema. Desde 2005 até o momento, me dedico exclusivamente ao estudo de ferramentas e suas utilizações. Me considero um mergulhador digital, visto que sempre busco me aprofundar cada dia mais no mundo digital.

Neste meio termo, entre 2005 e hoje, as redes sociais foram surgindo: MiRC, Orkut, Facebook, Instagram, Twitter… Com tanta opções, surgiu também a necessidade de agregá-las à estratégias para alcançar os melhores resultados e desempenhos. Com a prática, adquiri habilidades e encaminhei novas possibilidades.

Hoje, consultor, professor e empreendedor digital, sou responsável pelo  Marketing Digital de uma grande Agência de Marketing Digital Eleitoral Político de Brasília. Nesta última campanha, atuando em todas as regiões do Brasil, alcançamos mais de 38 milhões de pessoas e gerenciamos mais de R$ 1 milhão com anúncios entre Google e Facebook/Instagram. Uma marca interessante.

Mas… vamos ao que interessa? Nos conheceremos mais ao longo da jornada, ok?

As três tendências de marketing digital estratégico para 2019. Por que são e como usá-los?

 

1 – A voz como ferramenta de pesquisa

Pesquisa por voz e nova tendência para 2019 no marketing digital
Pesquisa por voz e nova tendência para 2019 no marketing digital

 

Por que é tendência?

  • Número de SmartPhones

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já alcançou a marca de um SmartPhone por habitante. São mais de 233 milhões de celulares ativos e, até grande parte desses aparelhos, são utilizados como provedor de internet da casa.

  • Assistentes Pessoais Inteligentes (API)

Os assistentes pessoais inteligentes aumentaram a interação por voz e, consequentemente, as pesquisas por voz. Você deve conhecer a Siri, Google Home, Cortana e o Alexa. São os assistentes das grandes marcas que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das residências.

Como as pessoas buscam respostas cada vez mais rápidas, ditar a pergunta é muito mais ágil que digitar, não é mesmo?

Como usar?

A estratégia para usar essa tendência em 2019 é a forma como você deve preparar seu conteúdo.

Diferente da pesquisa digitada, o usuário não quer receber apenas um link. Em uma análise de 850 mil perguntas, o google mostrou uma resposta direta para o usuário em 19,5% das vezes.

Na prática, você deve então conhecer bem o seu público, se antecipar as perguntas que ele fará e deixar as respostas prontas no seu site de forma DIRETA para ser encontrado no momento da busca por voz.

2 – Marketing de Influências – Influenciadores Digitais

Influenciadores digitais tendências de marketing digital para 2019
Influenciadores digitais tendências de marketing digital para 2019

 

Por que é tendência?

Dados de pesquisa recente do Google mostraram que alguns entrevistados disseram que os vídeos de “pessoas comuns” são mais fáceis de entender que profissionais falando.

A pesquisa também apontou que as buscas por “melhores produtos” ou “avaliações de produtos” crescem exponencialmente a cada ano.

O número de Micro-Influenciadores aumenta devido a credibilidade que essa “pessoa comum” tem em mostrar sem obrigação os benefícios de determinado produto ou serviço.

Como usar?

Crie parcerias com  influenciadores para sua marca. Mas, muito cuidado. Ele precisa estar muito alinhado com a cultura da sua empresa. Assim como as ações dele podem potencializar, também corre o risco de marcar negativamente.

Então você precisa se preocupar em:

  • Ter certeza que é o mesmo público;
  • Alinhar bem o que deve ser falado;
  • Deixar todas as conversas guardadas;
  • Fazer um bom contrato.

Vantagens:

  • Segmentação
  • Audiência engajada
  • Produção de conteúdo de terceiro
  • Fácil medir os resultados

3 – Atendimento em tempo real automatizado – Chatbots

Tendências de Marketing Digital em 2019 Chatbot
Tendências de Marketing Digital em 2019 Chatbot

Por que é tendência?

Estudos indicam que 80% das pessoas entre as idades de 16 a 64 anos usam serviços de mensagens instantâneas com WhatsApp, Messenger ou similares.

Em 2018, segundo a Super Bot Experience, o mapa de ecossistema de bot na internet brasileira identificou o tráfego de 17 mil bots com uma média de 800 milhões de mensagens por mês. Ou seja, em algum momento você interagiu com um bot e nem percebeu. Mas isso não é ruim, se a experiência foi de acordo com a sua expectativa. Resolveu o seu problema ou encaminhou para tal? Então, foi positiva.

O imediatismo dos usuários está cada vez mais alto, fazendo com que quem responde mais rápido a interação, ganha a atenção instantânea, mesmo sendo um atendimento automático.

Como fazer?

Para que essa ferramenta funcione, você precisa conhecer muito bem seu público e ter claramente o que seu produto ou serviço resolve para ele.

Primeiro, você precisa ter uma base de dados muito bem atualizada com as principais objeções dos seus clientes. Logo depois, simule um diálogo entre vocês por meio de perguntas e respostas.

Feito isso, basta colocar em sua plataforma de automação e acompanhar bem os resultados.

E para você, o que será tendência de comunicação para 2019? Comente!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

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