As eleições de 2018 desmontou o meio político todo do DF. Na Câmara Legislativa, a renovação foi grande e vários nomes, que eram a nata da política, amargaram derrota nas urnas e, assim, se viram sem mandatos e com pouca influência.
Aí, para piorar, veio a pandemia, que deixou o debate político local em segundo plano. As consequências das eleições de 2018 bateram em cheio na configuração de cenário.
Atualmente, faltam protagonistas. A maioria das pessoas que estão na política do DF é mais tímida, retraída e se posiciona pouco, isso não chega no eleitor final, aquele que vota e é engajado politicamente.
O Trio
As eleições de 2022 se aproximam e na disputa ao Palácio do Buriti, três nomes se destacam: Reguffe, Flávia Arruda e, é claro, o governador Ibaneis Rocha. Hoje, podemos dizer que esses três são a base para qualquer análise. Mídia e base política os deixam um pouco na frente.
Procura-se
As pesquisas mostram que, ao responder em que vai votar em 2022, a dúvida paira na cabeça dos entrevistados. E não se sabe em quem pensar, ou seja, procura-se candidatos ao Palácio do Buriti. O espaço está amplo para quem conseguir decifrar as dores dos eleitores na atual conjuntura.
Os Candidatos a Protagonistas
– Nesses últimos dias, alguns nomes andam sendo ventilados. Um deles é do distrital Leandro Grass (Rede), que colocou seu nome à disposição. Seria um respiro para a esquerda que está carente de novos quadros e, pelo jeito, ele teria toda disposição do mundo para arriscar.
– Outro nome, que vira e mexe aparece, é o do Ministro da Justiça, Anderson Torres, que surpreendentemente pontua de forma bem satisfatória, poucos esperavam o nome dele aparecer nas disputas palacianas. Um nome mais à direita que agrada muita gente, porém, está nos seus planos vir federal. Ele tem o PSL-DF em mãos e o seu poder nas negociações estão imensos.
– O distrital Eduardo Pedrosa também está nesse bolo e, vira e mexe, pinta uma citação ao seu nome. Desde o ano passado, o parlamentar adota um tom crítico em relação ao governo Ibaneis Rocha e isso tem colocado seu nome na fita. Inclusive, ele tem sido chamado de oposicionista e isso lhe dá um certo caminho.
Resumo da Ópera
Isso é uma primeira configuração. Esses nomes citados no texto estão postos. Agora existe uma grande estrada a trilhar, ainda falta muito para as eleições, mas todo o cenário tem um começo. Aqui estamos apenas puxando um pequeno fio.