Enquanto o Governo do Distrito Federal segue em diálogo com a União na tentativa de viabilizar o reajuste salarial das forças de segurança, o senador Izalci Lucas (PL-DF) reforça sua atuação no Congresso Nacional em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2025, de sua autoria. Conhecida como “PEC do Fundo”, a proposta busca garantir maior autonomia financeira ao DF, especialmente no que diz respeito ao uso dos recursos do Fundo Constitucional.
Segundo o senador, a aprovação da medida colocaria fim à dependência do GDF em relação ao aval do governo federal e do Congresso Nacional para efetuar reajustes salariais e investir em áreas essenciais como segurança, saúde e educação. “Com a PEC aprovada, o DF não precisará mais ficar de pires na mão, esperando a boa vontade de parlamentares de outros estados para decidir o futuro dos nossos servidores e serviços públicos”, afirmou.
Izalci garante que já conquistou o apoio de diversos colegas senadores e deputados para avançar com a proposta. A expectativa é que, com a tramitação acelerada da PEC, o Distrito Federal conquiste mais agilidade e autonomia na gestão dos recursos do Fundo Constitucional — criado justamente para garantir o pleno funcionamento da capital federal.