Mesmo sendo um partido de porte nacionalmente pequeno, o AGIR vem construindo no Distrito Federal uma trajetória de crescimento e relevância eleitoral.
Após eleger duas deputadas distritais em 2022 e ficar muito perto de conquistar uma terceira cadeira, o partido agora traça uma estratégia clara para 2026: fortalecer a nominata com lideranças que tenham identidade com suas cidades e capacidade real de diálogo com a população.
Nesta entrevista, a direção do partido detalha os critérios para escolha dos pré-candidatos, o processo de filiações, as metas eleitorais e o perfil de deputado distrital que pretende eleger para transformar a realidade do DF.
__________________________________________
ENTREVISTA
(1) Rádio Corredor: O AGIR é considerado um partido pequeno em Brasília. Como o senhor avalia hoje a posição do partido no cenário político do Distrito Federal?
Danillo Ferreira (Presidente do AGIR-DF): “Apesar de realmente ser um partido pequeno e não ter uma representatividade nacional — não temos deputados federais, não temos governadores —, enfim, é realmente um partido pequeno no cenário federal.”
“Porém, é um partido que tem uma história muito interessante, principalmente na questão de eleição de deputados distritais. Se você pegar, por exemplo, o Agaciel Maia: ele foi eleito e reeleito pelo PTC, que é o nome antigo do AGIR.”
“Em 2018, o Eduardo Pedrosa foi eleito pelo PTC, hoje AGIR. Então, já são dois parlamentares que se elegeram pelo partido.”
“Em 2022, o AGIR fez duas cadeiras na Câmara Legislativa, com a Dra. Jane Klebia — a delegada/doutora Jane — e a delegada Jaqueline Silva. Ou seja, duas mulheres que se elegeram pelo partido em 2022.”
“Ainda em 2022, nós fomos a quinta agremiação partidária com o maior número de votos do Distrito Federal. Então, se você pegar lá, se eu não me engano, primeiro foi o PSOL, depois PT, depois PL, MDB e AGIR.”
“A gente ficou na frente de partidos como PSD, PDT, PSB, PP, União — olha o tanto de partido que, nacionalmente, são partidos gigantes, mas que no DF tiveram uma votação menor do que o AGIR.”
“Então, no caso do Distrito Federal, ele tem uma participação gigantesca. É uma agremiação partidária de muita relevância aqui no cenário local.”
(2) Rádio Corredor: O partido está em fase de montagem da nominata para deputado distrital. Como está esse processo e quais critérios estão sendo usados para escolher os 25 nomes?
Danillo Ferreira (Presidente do AGIR-DF): “Vamos lá, sobre a formação da nominata: quais são os critérios que a gente está utilizando?”
“O primeiro critério é que estamos buscando um candidato que tenha identidade regional. Segundo uma pesquisa feita no final do ano passado, o eleitor do DF, principalmente no que diz respeito ao deputado distrital, tem a característica de votar em alguém que tenha essa identificação com a cidade.”
“É muito comum, por exemplo, vermos casos na Câmara Legislativa: Rogério Morro da Cruz teve uma votação expressiva em São Sebastião; Jaqueline Silva, praticamente toda a sua votação veio de Santa Maria e do Gama; Ricardo Valle, em Sobradinho; Max Maciel, na Ceilândia.”
“Existem vários fatores que demonstram que o eleitor de Brasília quer um deputado distrital que dialogue com a sua cidade. Por isso, hoje a gente procura lideranças que já tenham trabalhos realizados em suas localidades, porque acreditamos que esse é o perfil ideal de candidato que o eleitor procura.”
“Afinal, o que o eleitor quer? Ele quer votar em alguém que conheça as dores que ele tem. Quer votar em alguém que conheça a realidade da cidade onde ele vive.”
“Então, esse talvez seja o nosso principal critério: buscar candidatos que tenham identidade regional. Porque, como essa pesquisa do ano passado tem mostrado, é exatamente esse o perfil de candidato que o eleitor mais busca hoje aqui no DF.
(3) Rádio Corredor: Quais filiações já foram feitas até agora e que tipo de perfil o AGIR busca para as próximas filiações?
Danillo Ferreira (Presidente do AGIR-DF):“É uma característica também desse processo de formação de nominata ter um amplo diálogo com todos os pré-candidatos. Então, é natural que, neste momento, nessa fase entre o início do ano, muitos candidatos estejam conversando com muitos partidos.”
“Há candidatos que estão conversando com o AGIR, mas também com o PRTB, com o PRD, com o PMN, que é o Mobiliza, PSB, enfim. Os candidatos estão numa fase muito focada nesse diálogo, e a gente também.”
“Mas, é óbvio dizer, a gente tem conversado com muitas lideranças regionais, que é esse o perfil principal que temos procurado na formação da nossa nominata.”
“Algumas filiações já foram realizadas, mas ainda estamos no início desse processo de construção, que vai ficar um pouco mais claro, ali na segunda quinzena de março, quando já nos aproximamos do prazo final para que os candidatos estejam filiados ao partido.
(4) Rádio Corredor: O senhor citou nomes que podem ganhar destaque, como o Léo Goleiro. Qual é a perspectiva dele dentro do partido e que tipo de candidatura o AGIR pretende construir?
Danillo Ferreira (Presidente do AGIR-DF): “O Léo Goleiro é um exemplo de uma liderança que trouxemos para o partido, que tem essa identidade com a cidade de Sobradinho, por exemplo. Ele já está fazendo um trabalho de três, quatro anos lá em Sobradinho e acreditamos que vai performar muito bem na cidade, trazendo um resultado muito positivo. Já apareceu em algumas enquetes lá na cidade.”
“Temos, por exemplo, o Washington, líder comunitário de Samambaia, que foi candidato na última eleição e teve pouco mais de dois mil votos.”
“Temos conversado com um pré-candidato chamado Evaldo Lobato, que tem uma identidade muito forte com a Ponte Alta do Gama.”
“Temos conversado, por exemplo, com o Kleber, do DF Águas Claras, que tem essa identidade com Águas Claras.”
“Então, conversas a gente tem com pré-candidatos. Mas o Léo Goleiro, por exemplo, é um exemplo clássico de uma liderança de Sobradinho que tem tudo para surpreender e ter uma excelente votação lá na cidade.”
“Além de novas lideranças, também temos dialogado com ex-deputados distritais a exemplo do Cristiano Araújo e Claudio Abrantes, ou seja, o partido está aberto a dialogar com todos os que querem fazer um DF melhor.”
(5) Rádio Corredor: Qual é a meta eleitoral do AGIR para 2026 no Distrito Federal e que tipo de deputado distrital o partido quer eleger?
Danillo Ferreira (Presidente do AGIR-DF): “Falando sobre a nossa meta, o AGIR quer, no mínimo, o objetivo de repetir o feito de 2022, que foi eleger dois deputados distritais e trabalhar – firmemente – para eleger uma terceira cadeira.”
“Já vimos que, em 2022, foi por muito pouco que não elegemos um terceiro deputado distrital. Naquela ocasião, foi o Carlos Dalvan: ele teve mais de 16 mil votos e, se a nominata tivesse performado um pouco melhor, ele teria sido eleito e teria sido o nosso terceiro deputado.”
“Então, a gente já sabe mais ou menos onde errou em 2022. Alguns candidatos que achávamos que iam performar um pouco melhor acabaram performando um pouco pior. Sabemos que precisamos ter uma média de votação maior entre as mulheres, para que possamos elevar a média geral de votação de todos os candidatos.”
“Assim, o nosso objetivo para 2026 é, no mínimo, é eleger dois deputados e trabalhar para eleição do terceiro, a terceira cadeira. Reforçando: em 2022, ficamos muito perto de eleger o nosso terceiro deputado.”
“Falando agora sobre que tipo de deputado distrital o partido quer eleger, temos muito foco em eleger deputados que tenham identidade com as cidades-satélites do DF, que conheçam os problemas das cidades e que sejam capacitados para pensar políticas públicas que efetivamente tragam transformação social para a nossa população.”
“Vemos que o GDF avançou em vários pontos, tem uma economia mais pujante e há um trabalho interessante nessa parte econômica como um todo. Porém, ainda vemos gargalos na saúde e muitos avanços que ainda são necessários na educação.”
“Por isso, precisamos trabalhar na eleição de deputados distritais que entendam essas dificuldades, que as vivenciem, que conheçam a realidade dos problemas do Distrito Federal e que, assim, possam sugerir, propor e trabalhar políticas públicas que tragam a mudança social de que tanto precisamos.”
“Basicamente, esse é o perfil de deputado distrital que queremos eleger pelo partido nas eleições de 2026.”
__________________________________________
O AGIR-DF chega a 2026 com a clareza de quem sabe onde acertou, onde errou e como pode crescer.
Apostando em lideranças com identidade regional e compromisso real com suas comunidades, o partido quer transformar voto em representatividade e representatividade em mudança concreta para o Distrito Federal.
__________________________________________
📲 REDES SOCIAIS:
🔗 Danillo Ferreira: https://www.instagram.com/odanilloferreira/
🎯 Partido AGIR-DF: https://www.instagram.com/agir36df/
📣 Rádio Corredor: https://www.instagram.com/radiocorredordf/
✨ Camila Pasquarelli: https://www.instagram.com/pasquarelli.psi/