O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venâncio, expressou ontem seu agradecimento ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pela iniciativa de enviar ao governo federal o pedido de recomposição salarial para as forças de segurança. Em seu discurso, Venâncio reconheceu o empenho do governador e de outros líderes políticos que apoiaram a proposta, como o secretário de Economia, Ney Ferraz, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), e a deputada distrital Jane Klebia (MDB).
Entretanto, o presidente do Sinpol-DF destacou que, embora o passo dado pelo Governo do DF seja fundamental, a reivindicação de aumento salarial precisa agora contar com o apoio dos parlamentares federais, especialmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apenas com a aprovação no Congresso e a sanção presidencial, o reajuste poderá se tornar realidade.
Políticos aliados de Ibaneis também estiveram presentes no Palácio do Buriti para apoiar o anúncio do reajuste para as forças de segurança. Entre os participantes, estavam os deputados federais Bia Kicis (PL-DF), Alberto Fraga (PL-DF), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), além dos distritais Wellington Luiz (MDB), Jane Klebia (MDB), Rogério Morro da Cruz (PRD), Thiago Manzoni (PL), Roosevelt Vilela (PL) e Hermeto (MDB).
O evento destacou o apoio político e o reconhecimento das autoridades sobre a importância de garantir condições dignas de trabalho e valorização para as forças de segurança pública do Distrito Federal. A expectativa agora se volta para os próximos passos no Congresso, na busca por uma solução que contemple a categoria.