A Câmara Legislativa derrubou, nesta terça-feira (4), durante sessão remota, dois vetos do governador a projetos que tratam da causa animal.

A Lei dos Animais Comunitários, de autoria do distrital Daniel Donizet (PSDB), regulamenta uma prática recorrente entre protetores e cidadãos comuns de alimentar e cuidar de animais de rua.  Esse tipo trabalho, no entanto, não era regulamentado.

“O animal comunitário cria uma relação de dependência e vínculo afetivo na comunidade onde vive. E nós sabemos que é dever do Estado e da coletividade zelar pelos animais e, ao mesmo tempo, impedir práticas que os submetam à crueldade. Nossa lei é no sentido de promover cuidado para esses animais que vivem em alto grau de vulnerabilidade”, explicou Daniel Donizet.

Outra proposta, de autoria do distrital Reginaldo Sardinha (Avante), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos ou outros artefatos pirotécnicos que produzem estampidos também havia sito vetada pelo governador. A medida não protege somente saúde dos animais domésticos, mas também de crianças autistas, cardíacos e outros que sofrem com o barulho durante shows, festas e comemorações.

Leia Também:  Alírio deixa Detran

A matéria também não proíbe a comercialização dos demais tipos de fogos, mas impede que sejam utilizados

Os projetos serão promulgados e vão virar lei.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há nove anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!