CLDF lança Portal da Transparência nesta quinta-feira (26)

A Câmara Legislativa apresenta nesta quinta-feira (26) seu Portal da Transparência, um espaço para acompanhar como o Legislativo do Distrito Federal emprega seus recursos orçamentários. A ferramenta torna a fiscalização mais simples, com informações organizadas por assunto e temas. Agora, o cidadão poderá ver os dados em forma de painéis navegáveis e muito mais intuitivos. O lançamento será transmitido pela TV Web CLDF, a partir das 15h. 

No Portal da Transparência, estão gráficos dos gastos de verba indenizatória, do mapa dos recursos humanos, informações sobre contratos com empresas e licitações. Além disso, também é possível pesquisar a situação das proposições e projetos em tramitação e utilizar a superbusca, ferramenta que facilita a pesquisa dentro de todo o site. 

O vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (Republicanos), destaca que o Portal faz parte de uma série de ações de modernização da Casa, que trazem ganhos de transparência e controle social. “Em pouco mais de um ano, a CLDF implantou o SEI, o painel eletrônico no plenário, foi o primeiro parlamento do país a realizar sessões virtuais, estreou seu novo portal de internet e o Sistema de Processo Legislativo Eletrônico (PLE)”, destacou o distrital.

Já o deputado Iolando (PSC), primeiro-secretário da CLDF, ressalta que a transparência aproxima o cidadão do Legislativo. “A sociedade poderá assim, acompanhar e ter acesso à prestação de contas da Casa. Essa é a nossa contribuição da Mesa Diretora para o cidadão, para o contribuinte saber onde e como estão sendo investidos os recursos de forma clara e para qual finalidade o recurso está sendo executado”, afirma o parlamentar.

Fiscalização

“A transparência é uma importante ferramenta no combate à corrupção. Faça sua parte, fiscalize os gastos públicos feitos com o seu dinheiro. Acessar o portal e fiscalizar os gastos públicos é um exercício de cidadania”, explica Marcelo Herbert, coordenador de Modernização de Informática.

A diretora de Recursos Humanos, Edilair Sena, por sua vez, ressalta que os dados de seu setor já estavam disponíveis para consulta pública, mas não com uma visualização tão intuitiva. “Muitos dos pedidos de informações, que recebemos via Ouvidoria, agora não serão mais necessários, uma vez que a população vai poder levantar dos dados diretamente no Portal da Transparência”, ressalta Edilair. 

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo