O processo de privatização da CEB Distribuidora voltou a ser tema do plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (20). Durante a sessão realizada por videoconferência, os deputados Chico Vigilante e Arlete Sampaio, ambos do PT, criticaram a desestatização da empresa. Para Vigilante, o governo está “entregando” um bem público. O distrital também criticou o presidente da companhia por declarações recentes relativas ao posicionamento de parlamentares contrários à venda da estatal.
Também se referiu ao Judiciário: “É preciso que entendam que a CEB Distribuidora é a empresa mãe do sistema. Por isso, a privatização precisa passar pelo crivo da Câmara Legislativa”. Arlete Sampaio concordou com o colega afirmando ser imprescindível o aval da CLDF. “Temos de nos posicionar ou vamos perder uma empresa pública fundamental e estratégica. Não aceitarei, vou lutar até o fim”, declarou.
Por sua vez, o deputado Agaciel Maia (PL), discursando sobre a necessidade de se reduzir as desigualdades, questionou se uma companhia privada de energia teria interesse em expandir seus serviços para as áreas mais pobres do Distrito Federal.