Quando um deputado distrital é eleito, a configuração do seu mandato é saber de que lado da moeda ele vai ficar. Ele será governista ou oposição? Tudo começa na composição da Mesa Diretora.

A grande maioria tende ser governista e para compensar, espaços no governo são oferecidos. Uma das moedas de trocas são as Administrações Regionais.

WhatsApp Image 2020 08 18 at 16.40.02 255x170 - Como é uma Administração apadrinhada por um distrital? Parte II

A cidade do Gama, do ponto de vista eleitoral, é bem estratégica. Primeiro por causa de sua densidade eleitoral. São 123 mil eleitores, de acordo com número do TRE-DF. Portanto, é uma boa fatia de eleitorado que pode garantir uma reeleição tranquila.

O governador Ibaneis Rocha confiou ao deputado distrital Daniel Donizet (PSDB) a missão de indicar o nome para administrar  a cidade. A escolhida foi a Joseane Feitosa, que agradou pelo perfil discreto e mais técnico, ou seja, sem ambições políticas.

WhatsApp Image 2020 08 18 at 16.36.18 255x170 - Como é uma Administração apadrinhada por um distrital? Parte II

O beneficio de ter um deputado apadrinhando uma cidade são alguns problemas que passam a ser deles também. A articulação política de Donizet-Joseane – Palácio do Buriti pode colocar na cidade mais de R$ 50 milhões em investimentos.

Leia Também:  Criada nova secretaria sem deputado

No Gama, há muito por fazer. Por exemplo, nós avistamos vários locais com quebra-molas e faixas de pedestres apagadas , a administradora nos respondeu que o Detran-DF é quem faz a pintura e que já foi solicitado.

Uma avenida conhecida, como a dos Pioneiros, que liga o Entorno ao Gama está sendo recapeada, uma obra que há muito tempo vinha sendo pedida. Sendo justo, presenciamos diversas obras no Gama, inclusive a deputada federal Flávia Arrruda (PL) conseguiu recursos para a construção da Upa e ela é bem sintonizada politicamente com Daniel Donizet.

Esse texto aqui não é para jogar confete nem em deputado e muito menos em administrador regional. Isso é só para mostrar que nem tudo é negativo, é que se um deputado distrital fizer a articulação certa, a cidade se beneficia.

O problema é que na política do DF, os abutres não olham o lado bom da coisa.

No mais, quem decide se a “parceria” deputado distrital e administradora foi benéfica para a cidade, é o próprio eleitor.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Odir Ribeiro

Odir Ribeiro é jornalista, blogueiro e multimídia que desde 2011 cobre os bastidores da política do DF.