‘Cura gay’: Caso chega na Comissão de Direitos Humanos

Uma clínica de hipnose de Brasília, que oferece a “garantia vitalícia” para “tratamento do homossexualismo”, será investigada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). A prática da terapia de reversão sexual, a chamada “cura gay”, é vedada pelo órgão e, em 2019, foi suspensa a partir de um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

No site da Hipnoticus, Gabriel Henrique de Azevedo Veloso, garante ainda tratamento contra depressão e doenças autoimunes “antes mesmo da primeira sessão”. O procedimento custa a partir de R$ 29,9 mil e, segundo ele, é o “equivalente a 70 anos de terapia”.

Anúncio em site de clínica de hipnose no DF oferece tratamento para o 'homossexualismo' — Foto: Hipnoticus/Reprodução

De acordo com o Conselho de Psicologia, esse tipo de tratamento é uma violação dos direitos humanos e não têm qualquer embasamento científico.

LGBTfobia

A prática de “cura gay” oferecida pela clínica também chamou a atenção da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.

Arquivos Fábio Félix - PSOL 50

O presidente da comissão, o deputado distrital Fábio Félix (Psol), publicou um vídeo e informou que tomou conhecimento do caso por meio de uma denúncia.

“É um absurdo completo. Nós vamos comunicar ao Ministério Público, à delegacia especializada [Decrin] e à Defensoria Pública para combater esse caso. Está sendo analisado como LGBTfobia, que, inclusive, já foi qualificado pelo STF como crime no Brasil.”

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo