O deputado Fábio Felix (PSOL) – autor da proposta de criação no âmbito da CLDF de uma Comissão Especial destinada a acompanhar e
O parlamentar ratificou a urgência do processo lembrando as mais de 200 mil vidas perdidas para a Covid-19 e os impactos econômicos “gigantescos” devido à pandemia. “Por isso, temos de ser diligentes e conhecer de perto e com transparência o plano elaborado pelo GDF”, afirmou. Também chamou a atenção para a “necessidade da divulgação de informações corretas, que venham da ciência, em tempo de tanta notícias falsas”.
Já o deputado Jorge Vianna, que é servidor da área de saúde, propôs que o lema da comissão seja “salvar vidas”. “Temos de atuar com responsabilidade e nos somarmos à mobilização a favor da campanha de vacinação”, observou. O deputado João Cardoso (Avante), que é membro titular do colegiado, salientou o fato de o Legislativo local “suspender o recesso parlamentar para trabalhar diretamente no acompanhamento da vacinação”. Também disse ser necessário “não politizar a questão”, destacando que a comissão tem um caráter humanitário: “Vamos trabalhar pelo próximo”. Enquanto a deputada Júlia Lucy (Novo), suplente, alertou o grupo para a pluralidade de opiniões da sociedade: “Conheço quem não vai querer tomar a vacina e teremos que lidar com isso”. Para a parlamentar, um dos objetivos do colegiado será “esmiuçar os dados e transmiti-los à população”. Ela ainda demonstrou preocupação com matérias legislativas que venham condicionar o acesso a direitos à imunização, pois, levando em conta as condições atuais, “não haverá vacina para todos de forma rápida”.