DF tem lei de enfrentamento ao coronavírus

O governador Ibaneis Rocha sancionou o projeto de lei que dita diretrizes para proteger profissionais em situação de risco. A medida foi publicada na Edição Extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (23).

A partir de agora, as ações de combate ao coronavírus no Distrito Federal deverão atender critérios estipulados em lei. O autor da proposta é o deputado José Gomes.

De acordo com o deputado, o Brasil está em estado de calamidade e necessita da criação dispositivos que garantam segurança jurídica das ações executadas.

“A política de enfrentamento ao coronavírus visa, principalmente, a criação de diretrizes para proteger profissionais em situação de risco “, informou o parlamentar.

O texto prevê ainda acesso universal e igualitário aos serviços de prevenção, tratamento e cura e a obrigatoriedade de zelar pelos profissionais de saúde, limpeza e segurança por meio de fornecimento de equipamentos de proteção.

Gomes destaca que para proteger os cidadãos, bem como o setor produtivo e os empregados, várias medidas têm sido executadas pelos gestores públicos.

“A Lei permite que as políticas de Estado sigam um planejamento pronto e eficaz, o que irá aumentar a efetividade das ações”, frisou o distrital.

José Gomes destacou que o texto garante a continuidade dos serviços públicos diretos, indiretos e terceirizados, o abastecimento alimentar e de mercadorias e a manutenção de direitos sociais e econômicos básicos. “A Política de Enfrentamento reafirma princípios constitucionais e legais”, ressaltou o parlamentar.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo