Em Busca do Protagonismo Feminino

Uma mulher que desde os 14 anos assumiu responsabilidades e buscou sua independência financeira, empreendendo uma busca por aprender e conquistar e se tornando protagonista dos próprios sonhos. Assim define a sua trajetória a nova presidente do PTB Mulher do DF e candidata a deputada distrital, Nayara Soares.

Apesar de ter apenas 33 anos, Nayara já possui uma longa trajetória política e partidária, iniciada ainda na adolescência, quando participou de um grupo de atuação política.

Além de ter conquistado sua independência financeira como empreendedora e de ter atuado para estimular o empreendedorismo feminino, Nayara Soares teve uma atuação presente no apoio às mulheres vítimas de violência.

Na Secretaria de Justiça do DF, em 2016, esteve à frente da área de atendimento às mulheres. Nessa função, teve desempenho reconhecido pelas lideranças políticas do DF, ao realizar atendimento psicológico e social para a mulher que sofria violência física e emocional.

Na Secretaria de Justiça, Nayara Soares ensinou e orientou as mulheres a aprender um ofício, a buscarem sua própria renda. Desta forma, possibilitou que muitas mulheres conseguissem sair do ciclo de violência a que estavam submetidas, e que era alimentado pela falta de independência financeira em relação aos homens.

Devido ao sucesso de sua atuação na Secretaria de Justiça, Nayara por convidada pelo então presidente do PTB do Distrito Federal, Jafé Torres, para atuar na política partidária. Jafé, que faleceu recentemente, escalou Nayara para trabalhar junto à base do partido, em ações voltadas a difundir os ideais trabalhistas em meio aos eleitores, e buscar eleger os candidatos petebistas, assim como o governador.

Em 2018, Nayara Soares tomou posse como presidente do PTB Mulher do Distrito Federal, e iniciou um amplo trabalho para fortalecer a participação da mulher na política. Nayara conseguiu estimular diversas mulheres a se tornarem candidatas pelo partido, e construiu a maior nominata feminina em uma eleição já vista no PTB.

Na eleição de 2018, Nayara conseguiu ampliar em 400% a quantidade de candidaturas de mulheres, tanto para deputada federal como para distrital. Naquela eleição, o partido conseguiu eleger uma deputada distrital.

Em 2019, após se graduar em Pedagogia, Nayara Soares levou à frente, na sua atuação política, o projeto “Projeto Pedagógico Político”. Já em 2020, foi nomeada como diretora da “Unidade da Mulher Empreendedora do Distrito Federal”, onde pôde realizar trabalhos para ajudar as mulheres a conquistarem um maior espaço como empreendedoras. Também atuou como Diretora da unidade da mulher empreendedora do Distrito Federal.

Diante do sucesso que foi sua gestão como presidente do PTB Mulher do DF, tornou-se vice-presidente do PTB Mulher Nacional, em março de 2020. Durante sua gestão, desenvolveu e colocou em ação o projeto “Mulheres Empreendedoras superando a crise”, atuando junto a mulheres de todo o Brasil. Em 2021, foi eleita a nova Presidente Nacional do PTB Mulher, e além de trabalhar para engajar as mulheres na atividade política, foi idealizadora do Projeto “Casa Da Mulher Conservadora”.

Agora como candidata a deputada distrital, Nayara Soares tem como uma de suas principais metas a de buscar a prosperidade feminina. Nayara se compromete, como deputada, a criar mais oportunidades para as mulheres empreendedoras.

Os seus projetos, que vem sendo apresentados e debatidos com a sociedade, buscam alavancar no Distrito Federal o chamado Terceiro Setor.

“Sou mulher, mãe e empreendedora desde os 14 anos. Sei do trabalho que passamos para que possamos ter nosso lugar no mercado. Por isso, conheço bem a importância do empoderamento das mulheres e que o empreendedorismo é um caminho indispensável para que alcancemos a nossa independência financeira. E eu quero fazer mais por cada mulher que deseja empreender, pois elas precisam de um instrumento que viabilize a movimentação dos seus produtos. Para isso, precisamos criar um mercado solidário itinerante”, defende a candidata Nayara Soares.

Autor

Horas
Minutos
Segundos
Estamos ao vivo