Os distritais buscam mecanismos com a finalidade de diminuir o impacto na economia, causado pela pandemia do novo coronavírus.

O DF já amarga prejuízos com o fechamento de empresas e com milhares de trabalhadores desempregados.

De acordo com o Sindivarejista, o comércio deixou de faturar mais de R$ 400 milhões em dois meses. Em todo o país, a perda passa de R$ 550 bilhões. É, portanto, algo inédito e histórico.

 

Ações em busca da geração de emprego

Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e líder do Bloco Brasília em Evolução, reuniu-se aos colegas com o objetivo de criar uma Frente para a recuperação da economia na capital.

Trata-se da Frente Parlamentar em Prol da Recuperação e da Retomada do Desenvolvimento Econômico, da Geração de Empregos e Renda e da Produtividade no DF.

O objetivo é justamente preparar ações para o período pós coronavírus.

As previsões de que ria ocorrer uma retomada expressiva da indústria, comércio e serviços, as previsões apontavam para o crescimento do setor no DF, em 2020 ficaria em torno de 2,0%, não vingou.

Leia Também:  Falando tudo

A economia do DF, entretanto, vinha se destacando no cenário nacional desde o ano passado, o crescimento chegou a ser de 1,6% em relação aos primeiros seis meses de 2018.

 

Economia x coronavírus

Para Eduardo, o coronavírus pegou todos de surpresa e mudou radicalmente os hábitos e o poder de compra.

“O cenário mudou e a perspectiva é de que o crescimento da economia será negativo e o Brasil deve enfrentar uma grave recessão econômica”, prevê.

O deputado explica que o objetivo da Frente é discutir e propor ações para tentar acelerar a recuperação econômica da região sob impactos da crise gerada pelo Covid-19.

“Queremos aprovar projetos que beneficiem os empreendedores locais, comerciantes, além de discutir na Câmara Legislativa o que vem sendo proposto pelo governo”, diz Eduardo.

Os deputados Júlia Lucy – Novo, Iolando (PSC), Roosevelt Vilela (PSB), Rodrigo Delmasso (Republicanos), Jaqueline Silva (PTB), Daniel Donizet (PSDB), José Gomes (PSB) e João Cardoso (Avante) também integram a Frente.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há nove anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!