O governador Ibaneis Rocha (MDB), autorizou a retomada do trabalho presencial para os servidores do do Distrito Federal. Quase 50 mil funcionários devem retornar aos postos na Administração Pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial (DODF) desta sexta-feira (9).

De acordo com o GDF, os profissionais que estão no grupo de risco para o novo coronavírus não serão convocados. Além disso, as atividades presenciais retornarão de forma gradual, com fluxo estabelecido por cada gestor.

O teletrabalho foi decretado oficialmente no dia 23 de março, quando foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 na capital. O retorno, deve ocorrer a partir de terça-feira (13), quase sete meses após o início da pandemia.

Leia Também:  Vibrações

Entre as regras previstas no decreto, está a volta inicial de 50% dos trabalhadores, que estavam em home office. Retornarão ao trabalho:

  • Servidores efetivos
  • Comissionados
  • Empregados públicos
  • Estagiários
  • Colaboradores

Os gestores poderão promover, “excepcionalmente”, o revezamento de servidores no ambiente de trabalho, por meio de escalas com diferença de turnos ou dias, desde que a carga horária legal seja cumprida.

Além disso, a norma determina que trabalhadores que apresentarem sintomas da Covid-19 deverão ser afastados imediatamente. Aqueles que forem diagnosticados com a doença ou tiverem contato com pessoas infectadas, deverá exercer as atividades por meio do teletrabalho, pelo menos por 14 dias.

vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Simone Leite

Simone Leite atuou como repórter, produtora de TV, assessora de imprensa e editora de notícias. Há nove anos, atua diretamente na política, área que se diz apaixonada!